A CAIXA liberou uma linha de crédito, que recebe o nome “Caixa pra Elas Empreendedoras”, e até mesmo mulheres com nome negativado podem solicitar o crédito. Dessa forma, aquelas mulheres com o “nome sujo” poderão solicitar o empréstimo e têm chance de ganhá-lo para aplicar em seu negócio profissional. Entretanto, a condição para que isso aconteça é que elas se formalizem como microempreendedoras individuais (MEI’s).
Entenda o CAIXA Pra Elas
CAIXA Pra elas é o programa da CAIXA que visa não apenas acolher as mulheres, como incentivá-las a participar ativamente da sociedade, inclusive de forma profissional. Para tanto, visa possibilitar que elas consigam se realizar, organizar sua vida financeira, viajar e fazer planos.
E uma das formas encontradas é a disponibilização da linha de crédito CAIXA Pra elas Empreendedoras. Essa linha visa, como diz o seu nome, incentivar a participação das mulheres no negócio e permitir que elas tenham maior autonomia em sua vida financeira.
No entanto, a linha tem embasamento ainda mais forte, porque permite, por exemplo, a mulheres que consigam sair de relacionamentos abusivos. Isso porque elas conseguem se manter e deixam de precisar do relacionamento para sobreviver.
O número de mulheres que recebe o Auxílio Brasil, que são chefes de famílias em situação de pobreza ou de extrema pobreza, é alto. E dessas mulheres, cerca de 70% trabalham com alguma atividade informal ou de forma autônoma. Por isso, o crédito é de grande valia para aplicarem no negócio.
Como funciona a linha de crédito
A linha de crédito que seja concedida mediante o programa da Caixa Econômica Federal, chamada CAIXA Pra Elas Empreendedoras, é possível para àquelas mulheres que estiverem há, pelo menos, três meses atuando como MEI. Além disso, após esse período também é possível solicitar a antecipação de recebíveis, bem como o cartão de crédito na instituição financeira.
E, quando a mulher já estiver atuando há mais de sete meses no mercado, com a devida formalização, então ela poderá acessar o Fundo de Aval para as Micro e Pequenas Empresas (Fampe), que conta com crédito de R$12.000,00. Por fim, com um ano completo (12 meses) de formalização, há a possibilidade de essas mulheres empreendedoras acessar valores maiores, por exemplo, o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe).
É possível receber o crédito mesmo participando ao Auxílio Brasil?
O foco do CAIXA Pra Elas Empreendedoras é, na verdade, justamente a população mais carente, com foco nas mulheres. Portanto, não tem problema receber o Auxílio Brasil e, ainda, receber um valor da linha de crédito. Nesse caso, o valor é limitado a R$1.000,00 e é possível fazer o empréstimo sem, contudo, sair do programa de benefício do Governo Federal.
Além do empréstimo, o programa visa promover a conscientização das mulheres a respeito das finanças, para que elas consigam cuidar melhor do seu dinheiro. E também a promoção da educação sobre empreendedorismo, para que elas consigam aplicar melhor o seu dinheiro no sentido de expandir os negócios.