A Caixa vem anunciando diversas novidades para seus clientes. Isso porque o banco vem se aprimorando. Além de empréstimos facilitados e também cartões com modificações, a instituição também lançou um programa de refinanciamento de dívidas. Dessa forma, com o “Tudo em Dia Caixa” é possível quitar as dívidas que se tem com o banco e, com isso, sair do vermelho.
Por isso, hoje vamos entender como funciona o programa da Caixa, além de entender se vale a pena, ou não, aderir ao programa. Vale lembrar que é preciso estudar a proposta da instituição para que ela seja viável e favorável ao seu planejamento financeiro.
Renegociar dívidas na Caixa
Os dados de inadimplência e endividamento preocupam economistas. Isso porque as taxas são bastante altas. Para especialistas, o alto desemprego na época de pandemia e o posterior aumento acelerado de preços fizeram com que o orçamento das famílias ficasse cada vez mais apertado. Agora, a Caixa quer ajudar quem ficou devendo para o banco nesta situação.
Com o “Tudo em Dia Caixa“, será possível refinanciar as dívidas. A grande maioria dos clientes poderá quitar as dívidas com até R$ 2 mil. Ao todo, são 4,3 milhões de clientes que podem aderir ao programa, além de 398 mil empresas com contas no banco. Ao todo, são 7,3 bilhões de dívidas que podem ser renegociadas com o banco.
Para salvar quem tem mais de uma dívida com o banco, a Caixa utilizará o sistema de consolidação de dívidas. Na prática, o banco quitará todos os débitos e emitirá um novo, de valor menor que o atual devido, com taxas mais atrativas e também com até 96 meses para pagar.
Além disso, a instituição afirma que as parcelas devem ser menores e as condições de pagamentos bastante positivas. Isso porque o banco dará um prazo de carência para que pessoas quitem as dívidas com a Caixa. Ainda, para quem deve no cartão de crédito, o banco possibilitará o parcelamento da fatura com prazos mais extensos.
Vale a pena aderir?
Renegociar uma dívida não costuma ser uma tarefa fácil. Isso porque é preciso entender os termos da atual dívida e, com isso, compará-los com os termos do novo parcelamento. Contudo, muitas vezes os clientes não sabe como estão devendo, nem os juros da operação. Por isso, bancos podem fazer renegociações com condições semelhantes e vender como um parcelamento melhor.
Por isso, na hora de fazer a renegociação com o Tudo em Dia Caixa, analise as informações do atual débito. Assim, analise o valor devido inicialmente, o percentual de juros e o valor atual dessa dívida. Posteriormente, analise a proposta dada pelo banco. Ainda, tente negociar taxas mais atrativas e parcelamentos mais extensos. Vale lembrar que uma dica primordial é fazer o parcelamento caber no seu bolso.
De modo geral, vale a pena aderir a essas renegociações, com a ressalva de analisar as condições dos novos termos. Além disso, vale lembrar que o Tudo em Dia Caixa é um programa próprio da instituição e não faz parte do Desenrola Brasil, que é um programa mais abrangente, criado e cuidado pelo Governo Federal.