A partir desta segunda-feira, 17, a Caixa começará os pagamentos do PIS/PASEP complementar para todos que têm direito. O valor é diferente do abono salarial comum e não tem relação com o pagamento normal dos anos de 2019 e 2020, que estão em vigor. Na verdade, esse pagamento se deve a uma questão definida há pouco tempo.
Isso porque o dinheiro do PIS/PASEP que a Caixa pagará se referem a valores que foram objetos de ações na justiça ou de valores que não foram pagos em calendários encerrados (2016 a 2020). O valor médio por trabalhador, segundo a instituição, é de R$ 398,99.
Empréstimos via CAIXA Tem: saiba quais são as opções
O que é o PIS/PASEP complementar?
A Caixa começará a pagar para os trabalhadores o PIS/PASEP complementar, que se refere a ações judiciais que questionaram os valores do abono. Além disso, os valores dos benefícios não resgatados nos anos encerrados, entram na conta. O calendário começa nessa segunda-feira, 17, mas se estenderá por toda a semana.
Para receber o dinheiro, o trabalhador precisa atender a alguns requisitos. Por isso, se você não atender a um deles, você não receberá o dinheiro. O primeiro requisito é estar cadastrado no PIS-Pasep há pelo menos cinco anos e ter os dados atualizados na Relação Anual de Informações Sociais (Rais). Posteriormente, é preciso ter exercido atividade remunerada, com carteira assinada, por pelo menos 30 dias no ano-base.
Vale lembrar que o PIS é pago para trabalhadores da iniciativa privada. Nesses casos, é a Caixa que faz o pagamento. O PASEP, por sua vez, se destina a servidores públicos e, por isso, quem faz o pagamento é Banco do Brasil.
No caso dos trabalhadores na iniciativa privada, é preciso ficar atento às diferentes formas de pagamento que podem acontecer.
Como receber esse valor da Caixa?
O pagamento do PIS/PASEP complementar acontece de forma automática para todos os beneficiários. Como é a Caixa que faz a operação, o alvo são todos os trabalhadores que possuem conta corrente ou poupança no banco. Contudo, se você tem direito ao valor e não tem nenhuma dessas contas, você precisará recorrer ao Caixa Tem.
Dessa forma, a Caixa enviará o dinheiro automaticamente para a sua conta corrente ou poupança, preferencialmente. Quem não tem essa conta receberá, também de forma automática, no Caixa Tem. Caso o trabalhador não tenha conta no banco digital, o Governo Federal abre um cadastro automaticamente para que possa haver o recebimento do valor.
Em último caso, quando o trabalhador não tem acesso à conta digital, também poderá fazer o resgate. Para isso, basta que o trabalhador vá até uma das agências e terminais de atendimento da Caixa. Nesses casos, o cidadão precisa levar consigo o Cartão do Cidadão. A medida também vale nas casas lotéricas do banco de todo o país.
Em caso de dúvidas, o trabalhador pode acompanhar o pagamento do PIS/PASEP complementar pelo Caixa Tem e pelo Caixa Trabalhador, além do Portal Cidadão e Atendimento Caixa ao Cidadão nos telefones 111 ou 0800 726 0207, opção 3 – 2.
Veja também: URGENTE! Consignado do Auxílio Brasil pode ser SUSPENSO; entenda
Como agente consegue saber qdo será depositado o o pis complementar pois não existe aplicativo pra este fim obrigado pela atenção Marcos