O Auxílio Brasil, que irá substituir o Bolsa Família, é um programa de transferência de renda, destinado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país. A saber, o programa é gerido pelo Ministério da Cidadania, responsável pelo envio dos recursos para pagamento.
Ainda mais, a CAIXA é responsável por realizar o pagamento do Auxílio Brasil para as pessoas selecionadas pelo Ministério da Cidadania, e também pela disponibilização de canais para atendimento aos beneficiários que tenham dúvidas sobre o saque do benefício.
Nas redes sociais, a Caixa Econômica informa que a mudança do Bolsa Família para o Auxílio Brasil será automática.
Quer saber mais? Siga a leitura.
Quem pode participar do Auxílio Brasil?
Podem participar do programa as famílias em situação de pobreza ou extrema pobreza que tenham, em sua composição, gestantes, nutrizes (mães que amamentam), crianças, adolescentes e jovens entre 0 e 21 anos incompletos.
As famílias extremamente pobres são aquelas que têm renda familiar per capita de zero a R$ 100,00. Já as famílias pobres são aquelas que têm renda familiar per capita de R$ 100,01 a R$ 200,00.
Para se candidatar ao programa é necessário que a família esteja inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal e tenha atualizado os seus dados cadastrais nos últimos 2 anos.
Caso atenda aos requisitos de renda e não esteja inscrito, procure o responsável pelo Programa Auxílio Brasil na prefeitura de sua cidade para realizar o registro no Cadastro Único.
Vale destacar que você deve manter os seus dados sempre atualizados, informando à prefeitura qualquer mudança de endereço, telefone de contato e composição da sua família, como: nascimento, morte, casamento, separação e adoção.
O cadastramento é um pré-requisito, mas não implica na entrada imediata da família no programa.
A saber, mensalmente o Ministério da Cidadania seleciona, de forma automatizada, as famílias que serão incluídas para receber o benefício.
O que fazer para receber o benefício?
A Caixa Econômica Federal divulgou em sua página da internet as orientações a seguir.
Cadastramento
Se a sua família se encaixa em uma das faixas de renda definidas pelo programa, procure o setor responsável pelo Auxílio Brasil no seu município.
É necessária a apresentação do documento de identificação para fazer parte do Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal.
Caso faça parte do Cadastro Único, é necessário que seus dados estejam atualizados.
Seleção
A seleção das famílias é feita pelo Ministério da Cidadania com base nos dados inseridos pelas prefeituras no Cadastro Único.
Esse processo é realizado mensalmente considerando a composição familiar e a renda de cada integrante.
Pagamento
Após a seleção, será concedida a parcela do Programa Auxílio Brasil. Elas são disponibilizadas mensalmente, conforme o calendário de pagamento.
Manutenção do benefício
Para a manutenção da família como beneficiária no Auxílio Brasil, deverão ser cumpridas as seguintes condicionalidades do programa:
- Realização do pré-natal;
- Acompanhamento do calendário nacional de vacinação;
- Acompanhamento do estado nutricional;
- Frequência escolar mínima definida em regulamento;
- Matrícula em estabelecimento de ensino regular para jovens entre 18 a 21 anos.
O cartão do Bolsa Família ainda é válido?
Sim, de acordo com as orientações da Caixa, o antigo cartão e a conta Caixa Tem continuam funcionando, inclusive para saques, pagamentos e transferências.
Recebimento por crédito em conta
Os pagamentos podem ser realizados em Conta Poupança Social Digital, que pode ser acessada pelo aplicativo Caixa Tem, e que permite o uso do Cartão Social Digital para realizar saque da conta.
Além disso, existe a Poupança Caixa, que pode ser movimentada pelo internet banking ou pelo cartão magnético.
Calendário de pagamentos
As datas dos créditos para novembro e dezembro estão definidas.
Parcela de novembro do Auxílio Brasil
Inscritos NIS |
1º Pagamento |
NIS de final 1 |
17 de novembro |
NIS de final 2 |
18 de novembro |
NIS de final 3 |
19 de novembro |
NIS de final 4 |
22 de novembro |
NIS de final 5 |
23 de novembro |
NIS de final 6 |
24 de novembro |
NIS de final 7 |
25 de novembro |
NIS de final 8 |
26 de novembro |
NIS de final 9 |
29 de novembro |
NIS de final 0 |
30 de novembro |
Parcela de dezembro do Auxílio Brasil
Inscritos NIS |
2º Pagamento |
NIS de final 1 |
13 de dezembro |
NIS de final 2 |
14 de dezembro |
NIS de final 3 |
15 de dezembro |
NIS de final 4 |
16 de dezembro |
NIS de final 5 |
17 de dezembro |
NIS de final 6 |
20 de dezembro |
NIS de final 7 |
25 de dezembro |
NIS de final 8 |
21 de dezembro |
NIS de final 9 |
22 de dezembro |
NIS de final 0 |
23 de dezembro |
Canal de atendimento
A Caixa coloca à disposição a Central telefônica 111, com ligação gratuita, para o esclarecimento de dúvidas sobre o Programa Auxílio Brasil.
Veja ainda: Calendário de saque do auxílio emergencial; acompanhe