Pedir um empréstimo pode ser a saída para quem está no vermelho. Por outro lado, quem está negativado pode ter dificuldades para encontrar essa forma de crédito. Diante disso, a Caixa passou a oferecer empréstimos de até R$100 mil para pessoas negativadas. A operação acontece com taxas bem baixas e sem consulta ao Serviço de Proteção ao Crédito (SPC).
Apesar disso, é preciso ficar atento ao tomar esse dinheiro emprestado. Isso porque o dinheiro da Caixa pode causar mais problemas do que soluções. Por isso, você precisa ficar atento às suas finanças e colocar a sua vida financeira em ordem.
O empréstimo da Caixa
A Caixa Econômica Federal aprovou uma linha de crédito de até R$100 mil para pessoas que estão negativadas e precisam de dinheiro emprestado. A ideia é uma medida de o Governo Federal tentar diminuir a inadimplência do país e ajudar as pessoas de mais baixa renda. Apesar disso, é preciso tomar cuidado.
O projeto conta com taxas bastante baixas e abaixo da média do mercado. Isso porque a Caixa cobrará taxas de até 1,99% ao mês para os cidadãos. Ela fará isso sem consultar o seu nome no SPC, o que pode ser uma excelente oportunidade. Apesar disso, o fácil acesso precisa de garantia. Dessa forma, quem pegar o empréstimo precisa deixar bens como forma de pagamento, caso você não cumpra com o parcelamento da proposta. Vale lembrar que, recentemente, o governo aprovou um projeto que permite que imóveis sejam usados de garantia em mais de um empréstimo. Exatamente por isso, especialistas aconselham cautela e muito estudo na hora de fazer essas operações.
Isso porque o empréstimo com a Caixa, e com qualquer outro banco, pode virar uma bola de neve sem fim, o que afundará você em dívidas ainda maiores. Por conta disso, vamos dar dicas de como usar esse momento para sair do vermelho.
O que fazer antes de pegar o empréstimo?
Se você se interessou pelo empréstimo, está no vermelho e tem bens para dar de garantia, é preciso estudar bem a sua vida financeira antes de contratar o crédito da Caixa. Isso porque ele pode salvar a sua vida financeira, mas também pode colocar você em dívidas ainda maiores. Dessa forma, você precisa seguir algumas dicas.
A primeira delas é fazer uma tabela com todos os seus ganhos e com todos os seus gastos. Dessa forma, você sabe o quanto recebe e tudo aquilo que consome o seu dinheiro mensalmente. Nessa tabela, coloque tudo que envolve dinheiro na sua vida, abordando as contas de aluguel, água, luz e até mesmo o supermercado.
Posteriormente, anote todas as suas dívidas atrasadas. Nesse caso, tente entender o quanto você deve agora e o quanto paga de juros por deixar essa dívida atrasada. Ao saber disso, uma saída é ligar para a empresa que você deve e renegociar a dívida, com taxas mais baixas e um parcelamento mais extenso. Diante disso, você pode tentar entender se uma renda extra já não salvaria as suas contas ou, do contrário, se o empréstimo da Caixa pode ser a sua única salvação. Vale lembrar que o empréstimo só vale a pena se os juros das suas atuais dívidas forem maior que 1,99% ao mês.