Os trabalhadores residentes em Arroio do Meio, Cruzeiro do Sul, Encantado, Estrela, Lajeado, Muçum, Roca Sales, Santa Tereza e São Nicolau, afetados pelo ciclone de setembro, podem solicitar o Saque Calamidade do FGTS por meio do aplicativo FGTS.
A saber, mais 37 municípios gaúchos estão habilitados ao saque do FGTS em decorrência de outros desastres naturais ocorridos desde junho de 2023, totalizando 46 municípios do Estado do Rio Grande do Sul.
Além destes, a CAIXA está auxiliando as autoridades locais dos demais municípios da região que tiveram o estado de calamidade pública reconhecido pelo Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional para agilizar a habilitação para liberação dos valores aos trabalhadores residentes nas áreas afetadas.
Tabela do Bolsa Família de setembro: Veja quem recebe nesta quarta-feira (20)
Prazos para realizar o saque do FGTS
Os moradores das áreas afetadas, conforme informadas pelos entes públicos, podem solicitar o saque calamidade do FGTS até a data máxima abaixo:
O que é preciso?
Em resumo, é necessário possuir saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo em período inferior a 12 meses. Ainda mais, o valor máximo para retirada é de R$ 6.220,00 por conta do FGTS.
Então, a solicitação é realizada de forma fácil e rápida pelo Aplicativo FGTS, opção “Meus Saques”, no celular, sem a necessidade de comparecer à uma agência.
Além disso, ao registrar a solicitação é possível indicar uma conta da CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou de outra instituição financeira para receber os valores, sem nenhum custo.
Confira também: ALERTA! Esta cidade brasileira será a segunda MAIS quente do mundo
Passo a passo para garantir a grana do FGTS
Confira as orientações:
- Faça o download do app FGTS e insira as informações de cadastro; vá na opção “Meus saques” e selecione “Outras situações de saque — Calamidade pública” — acessar a cidade;
- Encaminhe os seguintes documentos: foto de documento de identidade, comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias antes da decretação de calamidade;
- Selecione a opção para creditar o valor em conta CAIXA, inclusive a Poupança Digital CAIXA Tem, ou outro banco e enviar a solicitação;
- O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de cinco dias úteis.
Fonte: Caixa Econômica Federal
Veja ainda: Dúvidas sobre o Minha Casa Minha Vida? Confira aqui TUDO sobre o programa