O FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) fornece diversos benefícios financeiros aos trabalhadores. Em síntese, essa opção garante o acesso a recursos que podem ser utilizados para situações de emergência, assim como despesas médicas ou aquisição de moradia.
Do mesmo modo, o FGTS pode ser utilizado para quitar dívidas, bem como investir em oportunidades que possam gerar retorno financeiro. Assim, proporciona mais flexibilidade e segurança financeira aos beneficiários. E também, caso você faça aniversário, esse saque pode ter ainda mais vantagens. Saiba mais a seguir!
Entenda sobre a modalidade de aniversário
Em primeiro lugar, o Saque-Aniversário do FGTS se trata de uma modalidade alternativa de acesso aos recursos do Fundo implementada pelo governo federal no final de 2019. Sendo assim, diferente do saque-rescisão, onde o trabalhador pode sacar o FGTS em casos específicos, como por exemplo, demissão sem justa causa, aposentadoria, bem como compra de moradia, o Saque-Aniversário permite que o trabalhador faça retiradas de uma parcela anualmente, do saldo disponível em sua conta do FGTS.
Nesse sentido, os benefícios do Saque incluem a flexibilidade de acesso aos recursos do FGTS e proporciona uma renda adicional ao trabalhador, podendo ser utilizada para diversos fins. A exemplo disso é complementar da aposentadoria, bem como investir em educação, quitar dívidas ou realizar um projeto pessoal.
Do mesmo modo, o Saque-Aniversário não interfere nas outras modalidades de saque do FGTS, como o saque-rescisão, que segue disponível aos trabalhadores.
O cumprimento do Saque-Aniversário é facultativo e exige que o trabalhador escolha a modalidade no aplicativo do FGTS ou no site da Caixa Econômica Federal. Uma vez conectado, o calendário de saque é determinado pelo mês de nascimento do beneficiário e o valor a ser sacado depende do saldo disponível em sua conta do FGTS.
Por fim, é importante ressaltar que caso o trabalhador opte pelo saque-aniversário, em caso de demissão sem justa causa, renunciará ao saque integral do FGTS, mantendo apenas o direito à multa de 40% sobre o saldo da conta existente.
Ao escolher entre Saque-Aniversário ou Saque-Rescisão, você precisa se basear nas necessidades e planos financeiros individuais.
Quanto posso sacar dessa modalidade de FGTS?
Ao conhecerem mais sobre a modalidade anual do FGTS, os trabalhadores brasileiros se perguntam quanto poderão sacar do fundo. Para isso, basta realizar um cálculo simples, mas muito informativo.
Diante disso, aqueles profissionais iniciantes nas atividades formais duvidam de seus direitos, principalmente em relação à rescisão do contrato no dia do nascimento, que é uma forma relativamente nova.
O governo Lula, agora, pretende mudar as regras de pagamento dos recursos do FGTS quando o trabalhador opta pela alternativa aniversário. Mesmo que isso não aconteça, ao optar por essa modalidade o trabalhador deverá permanecer nela por 2 anos. Assim, durante esse tempo não poderá voltar atrás para rescindir totalmente o contrato. Por isso é importante pensar bem nessa escolha de saque de aniversário.
De qualquer forma, o cálculo para recebimento de recursos do FGTS na modalidade aniversário é muito simples e basta o optante baseá-lo na seguinte tabela:
- até 500 reais na conta – taxa de 50% e sem parcelamento adicional;
- de 500 a 1.000 reais – adicional de 40% e 50 reais;
- 1.000 a 5.000 reais – 30% e mais 150 reais;
- de 5.000 a 10.000 reais – 20% e 650 reais extras;
- 10.000 a 15.000 por conta – alíquota de 15% e 1.500 reais adicionais;
- de 15 mil a 20 mil – 10% e 1.900 reais a mais; Isso é
- saldo distribuído em 20 mil – taxa de 5% e pagamento adicional de 2.900 reais.