O público de baixa renda terá uma nova linha de crédito disponível. Ao menos foi essa a declaração do novo presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira.
De acordo com ele, o banco vai lançar o programa em até 20 dias. Na prática, a ideia é conceder crédito para a população de baixa renda “comprar o que ele quiser”, ressalta Vieira.
Pantanal em chamas: governo decreta situação de emergência em 5 municípios
Linha de crédito para a população de baixa renda
Sobre a nova iniciativa, Carlos Vieira resumiu:
“Não seria um microcrédito. Seria acesso ao crédito, baseado em behavior [comportamento]. O grande sucesso de alguns varejistas no Brasil se deu nesse processo. O que o cidadão de baixa renda mais preza é o seu cadastro. É ter o nome limpo. Ele vai poder comprar o que ele quiser”, disse.
Em resumo, a concessão da linha de crédito seria baseada no histórico de pagamento de contas de consumo, por exemplo, como luz, água e telefone.
No entanto, o presidente do banco disse que ainda não pode detalhar o funcionamento dessa nova linha de crédito, mas que a ideia é que o programa ajude a trazer mais clientes fiéis para o banco. Dos 150 milhões de clientes da Caixa, 20% são fidelizados.
Além disso, Vieira disse que iniciativa está alinhada ao discurso do presidente Lula, de que os bancos públicos devem ser indutores do crescimento da economia.
“O presidente Lula tem uma forma de se comunicar com a sociedade que é muito própria. […] Ele fala que é necessário trazer mais gente para o mundo do consumo”, sintetiza.
Confira também: Bolsa Família ANTECIPADO: Pagamento de novembro já vai começar; confira seu NIS
Novo presidente da CAIXA
Para quem só agora, diante do anúncio da nova linha de crédito, tomou conhecimento de que a CAIXA trocou novamente de presidente, vale detalhar um pouco mais.
O novo presidente da Caixa Econômica, Carlos Vieira, tomou posse no cargo no dia 9 de novembro, em cerimônia realizada no Teatro da CAIXA Cultural Brasília (DF).
O evento contou com a participação do ministro do Esporte, André Fufuca, do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, além de deputados, senadores, prefeitos, ex-presidentes do banco, representantes do mercado financeiro, de movimentos sociais e demais autoridades.
Vieira tem 62 anos e é natural de Lagoa de Dentro (PB). É mestre em Finanças pela Université Paris 1 Panthéon – Sorbonne, pós-graduado em Estratégias Empresariais, Comércio Externo e Finanças, graduado em Economia e Estudos Sociais. Atualmente, faz doutorado pela Management School (IAE) da University of Bordeaux.
Empregado de carreira, ingressou na CAIXA em 1982 e aposentou em 2017, após 35 anos de trabalho.
Já ocupou diversos cargos de gestão no banco, como superintendente regional em João Pessoa (PB), a gerente nacional na área de habitação, e consultor-chefe da presidência da CAIXA.
Por fim, cabe citar que foi diretor presidente da Fundação dos Economiários Federais (Funcef) e da Financeira BRB.
Leia ainda: Meu Bolsa Família só aparece metade do valor, o que aconteceu? Saiba aqui