O presidente da Caixa, Carlos Vieira, anunciou que o banco estatal lançará, em breve, uma nova modalidade de crédito. Na prática, será um empréstimo para pessoas de menor renda, com o intuito de estimular o consumo das famílias brasileiras. A medida é amplamente apoiada por Lula.
Com isso, hoje vamos entender o que já se sabe sobre esse novo produto, além de entender como ter acesso a essa nova linha da Caixa.
Caixa vai lançar novo empréstimo
O presidente da Caixa anunciou que o banco deve lançar, em até 20 dias, uma nova linha de empréstimo. Na prática, a ideia é incentivar o consumo das famílias, dado que Lula mencionou, recentemente, que utilizaria os bancos públicos para estimular o crédito no país. Contudo, nem todo mundo será contemplado.
Isso porque o presidente do banco disse, em entrevista à revista Exame, que será uma linha voltada para pessoas de baixa renda. Sem estipular rendas mínimas e máximas, Carlos Vieira explicou como será feita a análise de crédito, medida que libera ou recusa os empréstimos aos clientes em todos os bancos.
Segundo ele, o público-alvo da Caixa será a população que tem menor renda, mas que possui um bom histórico de pagamentos, o que chamou de behavioral score (pontuação de comportamento, em tradução livre). São pessoas que possuem bons históricos com contas de luz, aluguel, energia, entre outras, além do nome limpo nos birôs de crédito.
Segundo Vieira, “não seria um microcrédito. Seria acesso ao crédito, baseado em behavior. O grande sucesso de alguns varejistas no Brasil se deu nesse processo. O que o cidadão de baixa renda mais preza é o seu cadastro. É ter o nome limpo. Ele vai poder comprar o que ele quiser”.
Para especialistas, a modalidade da Caixa deve ter juros mais baixos, mas ainda não será a modalidade mais atrativa do mercado. Por isso, a linha não deve substituir, por exemplo, o consignado do INSS.
Onde achar o empréstimo?
Ainda não há informações de como os cidadãos podem acessar o crédito. Apesar disso, o funcionamento dessas linhas permite que o clientes do banco já entendam como funcionará a contratação.
Atualmente, o cliente já pode acessar vários serviços pelo Caixa Tem. Por outro lado, o próprio internet banking da Caixa acessa linhas de empréstimos. Com isso, os aplicativos devem continuar sendo a melhor forma de contratação. Além disso, ir até uma agência do banco, após o anúncio da modalidade, pode ser eficiente para quem quiser fazer simulações de crédito.
Vale lembrar que, por se tratar de empréstimo, a nova linha da Caixa terá juros. Por isso, o cidadão precisa entender o motivo da retirada do valor e se as parcelas caberão no bolso no orçamento doméstico futuro.