Os trabalhadores da iniciativa privada nascidos em março e abril recebem a partir desta quarta-feira (15), o abono salarial de ano-base 2021.
A saber, a Caixa Econômica Federal iniciou o pagamento no dia 15 de fevereiro e prosseguirá com a liberação até 17 de julho, cujo escalonamento é determinado pelo mês de nascimento do beneficiário.
Dessa forma, devem receber o benefício cerca de 22 milhões de trabalhadores, com valor total de mais de R$ 20 bilhões.
Entenda o abono salarial
O repasse do abono salarial no valor de até um salário mínimo é um direito dos trabalhadores inscritos no Programa de Integração Social (PIS) ou no Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) há pelo menos cinco anos.
Ainda mais, recebe o abono agora quem trabalhou formalmente por pelo menos 30 dias em 2021, com remuneração mensal média de até dois salários mínimos.
Vale destacar que para os servidores públicos, militares e empregados de estatais, inscritos no Pasep, a liberação ocorre pelo Banco do Brasil, nas mesmas datas do PIS.
E mais, nos dois casos, tanto para o PIS quanto para o Pasep, o dinheiro estará disponível até 28 de dezembro.
Então, após esse prazo, os recursos voltam para o caixa do governo.
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Calendário de pagamentos
Confira a programação para os trabalhadores da iniciativa privada, que recebem pela Caixa Econômica Federal:
Nascidos em | Crédito |
Janeiro e fevereiro | 15 de fevereiro de 2023 |
Março e abril | 15 de março de 2023 |
Maio e junho | 17 de abril de 2023 |
Julho e agosto | 15 de maio de 2023 |
Setembro e outubro | 15 de junho de 2023 |
Novembro e dezembro | 17 de julho de 2023 |
Agora, a ordem de repasses para os trabalhadores do setor público, que recebem pelo Banco do Brasil:
Final da Inscrição | Crédito |
0 | 15 de fevereiro de 2023 |
1 | 15 de março de 2023 |
2 e 3 | 17 de abril de 2023 |
4 e 5 | 15 de maio de 2023 |
6 e 7 | 15 de junho de 2023 |
8 e 9 | 17 de julho de 2023 |
Como ter acesso ao dinheiro do abono salarial?
Antes de tudo, é importante deixar claro que os valores pagos a cada trabalhador variam de acordo com a quantidade de dias trabalhados durante o ano-base 2021.
Além disso, a Caixa informou que o crédito será depositado automaticamente para quem tem conta no banco.
Os demais beneficiários receberão os valores por meio da Poupança Social Digital, podendo ser movimentada pelo aplicativo Caixa Tem.
No entanto, caso não seja possível a abertura da conta digital, o saque poderá ser realizado com o Cartão do Cidadão e senha nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, Caixa Aqui ou agências, sempre de acordo com o calendário de pagamento.
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Abonos esquecidos
Desde 15 de fevereiro, cerca de 400 mil trabalhadores que esqueceram de retirar o abono salarial do PIS/Pasep referente a 2020, podem pedir o dinheiro ao Ministério do Trabalho.
A saber, os valores ficaram disponíveis até 29 de dezembro do ano passado, mas quem perdeu o prazo tem até cinco anos para retirar os recursos, desde que entre com recurso administrativo.
Segundo o Ministério do Trabalho, 399.975 pessoas não sacaram o abono salarial de 2020, dos quais 120.947 não retiraram o PIS e 279.028 não sacaram o Pasep.
Cabe mencionar que esse número equivale a menos de 1% dos trabalhadores com direito ao PIS e a 10% com direito ao abono do Pasep.
Dessa forma, a abertura do recurso administrativo ao Ministério do Trabalho pode ser feita de três formas: presencialmente, por telefone ou pela internet.
O pedido presencial pode ser feito em qualquer unidade do Ministério do Trabalho, o que inclui superintendências regionais de Trabalho e Emprego, gerências regionais do Trabalho e Emprego, agências regionais, agências do Sistema Nacional do Emprego (Sine) e unidades móveis do trabalhador.
O endereço mais próximo pode ser encontrado na página da pasta na internet.
Os pedidos por telefone devem ser feitos por meio da Central Alô Trabalhador, no número 158. As ligações podem ser feitas das 7h às 19h e são gratuitas para telefones fixos e cobradas para celulares.
Por fim, pela internet, o trabalhador pode fazer o pedido no aplicativo da Carteira de Trabalho Digital ou por e-mail. Os e-mails devem ser escritos para trabalho.uf@economia.gov, trocando “uf” pela sigla da unidade da Federação onde o trabalhador mora.
Com informações da Caixa Econômica Federal e da Agência Brasil
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