Novidade no pedaço! A Caixa Econômica Federal anunciou nesta semana que está prestes a iniciar testes com o Drex, envolvendo o pagamento do Bolsa Família.
A saber, a informação foi revelada pelo superintendente nacional do banco, Rafael Dias Silva, que sinalizou que os testes começarão entre abril e maio.
Segundo Silva, o objetivo com os testes é avaliar os potenciais benefícios da moeda digital de Banco Central (CBDC, na sigla em inglês) atualmente em desenvolvimento.
Um deles seria permitir que brasileiros em regiões mais remotas recebam o benefício sem precisar de conexão com a internet.
Novo modelo de pagamento para o Bolsa Família
Em resumo, a expectativa da Caixa é de que as vantagens trazidas pelo Drex ajudem a movimentar a economia local e beneficie também os pequenos empresários e comerciantes.
Entre as comunidades que mais deverão ser beneficiadas estão as ribeirinhas, afirmou o superintendente.
Ainda mais, na estimativa de Silva, cerca de 5% de todos os beneficiários do Bolsa Família poderão ser integrados à CBDC.
Ao jornal Folha de São Paulo, o executivo revelou ainda que a Caixa avalia depositar o valor do benefício em um cartão, usando a versão digital do real no processo.
Sendo assim, em um primeiro momento, será realizada uma prova de conceito envolvendo essa aplicação.
Em seguida, o uso do Drex precisará também ser discutido com o Governo Federal. Aliás, se avançar, será preciso realizar uma licitação pública para escolher um fornecedor da tecnologia.
Voltando ao tempo
Em novembro de 2023, Rodrigo Mulinari, CTO do Banco do Brasil, afirmou que a versão digital do real deverá aumentar a eficiência nas operações envolvendo verbas públicas, incluindo o pagamento de benefícios sociais para a população.
Além disso, em julho de 2023, a então presidente da Caixa, Rita Serrano, também comentou que o Drex poderia ser usado para o pagamento de benefícios, envolvendo a aplicação da tokenização da moeda brasileira.
Vale mencionar que atualmente, o projeto do Drex pelo Banco Central está em fase de testes com uma versão piloto. A expectativa é que os testes terminem até maio deste ano, com a versão digital do real podendo ser lançada ainda no início de 2025.
Nova rodada do Bolsa Família
Enquanto isso, cabe ressaltar que os depósitos do Bolsa Família seguem via aplicativo Caixa Tem.
Aliás, a programação de pagamentos de março já está definida:
- NIS de final 1 – 15 de março;
- NIS de final 2 – 18 de março;
- NIS de final 3 – 19 de março;
- NIS de final 4 – 20 de março;
- NIS de final 5 – 21 de março;
- NIS de final 6 – 22 de março;
- NIS de final 7 – 25 de março;
- NIS de final 8 – 26 de março;
- NIS de final 9 – 27 de março;
- NIS de final 0 – 28 de março.