O pagamento do décimo terceiro salário é uma das épocas mais esperadas pelos brasileiros. Isso porque é a oportunidade para colocar as contas em dia, comprar produtos desejados e, claro, programar uma viagem. Contudo, apesar das enormes possibilidades, muitas pessoas acabam se endividando entre um ano e outro. Por conta disso, a Caixa está adiantando o 13° salário de trabalhadores que seguem alguns requisitos.
Dessa forma, hoje vamos entender como funciona o adiantamento do 13° salário pela Caixa, quem pode aderir à modalidade e como fazer na prática. Vale lembrar que essa é uma modalidade de empréstimo e, por isso, necessita de avaliação prévia antes da liberação.
Quem pode aderir à antecipação do 13°?
A antecipação do 13° salário não está disponível para todos os trabalhadores, mesmo que a Caixa seja um banco estatal. Isso porque alguns requisitos travam quem não tem conta com o banco ou, ainda, quem tem um relacionamento recente com a instituição. Porém, é importante entender que as contas do banco não possuem custo para serem abertas.
Confira, abaixo, quem pode pedir a antecipação do 13° salário na Caixa:
- Cliente que tem conta de depósito com crédito salário na Caixa e está empregado há, no mínimo, 1 ano;
- Aposentado ou pensionista permanente do INSS que recebe o benefício em uma conta de depósito na Caixa.
Com isso, os clientes que desejam fazer a antecipação na Caixa precisam optar por essas modalidades de conta. Para aposentados e pensionistas, basta abrir uma conta na instituição e vincular a ela o recebimento dos benefícios.
Por outro lado, é preciso entender que não é qualquer valor que entra na antecipação. Isso porque a Caixa só faz a modalidade para valores que variam de R$ 500 a R$ 20.000. Segundo o banco, “o valor é calculado sobre a parcela líquida do seu 13º salário ou pela capacidade de pagamento definida para você. A opção escolhida será a de menor valor“. A solicitação pode ser feita em um prazo de até 330 dias antes da perspectiva de recebimento do valor.
Vale a pena pedir o adiantamento na Caixa?
A operação de adiantamento do 13° salário é uma modalidade de empréstimo. Por isso, os trabalhadores que querem aderir à modalidade precisam ficar atentos a alguns detalhes da operação para não fazerem uma negociação que gere uma desvantagem para si.
Por isso, é preciso entender a taxa de juros da operação e entender se em outras modalidades ela pode ser menor. Para quem tem acesso ao empréstimo consignado, provavelmente a Caixa oferece taxas menores nessa operação.
Além disso, é preciso entender se, de fato, é preciso de um empréstimo para a finalidade para a qual você está adiantando o valor. Isso porque algumas técnicas de organização financeira podem liberar espaço no seu orçamento e evitar a modalidade de empréstimo da Caixa.
Veja também: Saiba como redefinir ou RECUPERAR a SENHA de acesso ao Caixa Tem