O novo presidente da Caixa Econômica Federal, Carlos Vieira, tomou posse no cargo nesta quinta-feira (9), em cerimônia realizada no Teatro da CAIXA Cultural Brasília (DF).
O evento contou com a participação do ministro do Esporte, André Fufuca, do ministro do Trabalho, Luiz Marinho, do secretário-executivo do Ministério da Fazenda, Dario Durigan, além de deputados, senadores, prefeitos, ex-presidentes do banco, representantes do mercado financeiro, de movimentos sociais e demais autoridades.
Novo FERIADO está se aproximando! Confira quantos faltam até o final do ano!
Palavras iniciais do novo presidente da CAIXA
Em seu discurso, Vieira agradeceu ao presidente Lula pela confiança em seu trabalho e a indicação para o comando da CAIXA.
Ainda mais, disse que é preciso modernizar o banco e torná-lo mais digital e acessível. E indicou os caminhos que a sua gestão vai tomar.
“Nosso maior desafio certamente é acelerar a modernização da CAIXA, sem perder sua essência como banco social. Nesse sentido, iremos revisitar, com urgência, três pilares: resultados, processos e gestão de pessoas. Em relação aos resultados, quero ser assertivo. Governança e integridade são compromissos inegociáveis na nossa instituição. Liderança responsável, equidade, ética, sustentabilidade e transparência são valores que nortearão a nossa prática de gestão e que desejamos que sejam perpetuados na CAIXA”, afirma.
Em seguida, o presidente afirmou que a CAIXA é o maior banco público da América Latina. Lembrou da missão da empresa em promover a igualdade e o desenvolvimento econômico do país e reforçou a parceria entre o banco e o Governo Federal.
“Continuaremos apoiando a execução das políticas públicas do Governo Federal e contribuindo para formular modelos sustentáveis, que atendam cada vez mais as cidadãs e os cidadãos de nosso Brasil. Por meio do Novo PAC, do FIES, do Minha Casa Minha Vida, do Desenrola Brasil, no incentivo ao microcrédito e em todas as formas e condições que lhe forem possíveis. A CAIXA contribui para melhorar a vida de cada cliente e para estender a todos os municípios as políticas públicas que o nosso povo precisa”, disse.
Além disso, Vieira se colocou à disposição de todos, desde o Congresso Nacional, passando pelo mercado financeiro até os movimentos sociais. Emocionado, agradeceu a presença da família, amigos e empregados do banco.
“Ao meu pai, a minha mãe, que me ensinaram que o amor faz maravilhas. Muito obrigado a eles”, concluiu.
Leia ainda: Governo anuncia AMPLIAÇÃO do Minha Casa Minha Vida; saiba quem vai poder participar
Quem é Carlos Vieira?
Carlos Vieira tem 62 anos e é natural de Lagoa de Dentro (PB). É mestre em Finanças pela Université Paris 1 Panthéon – Sorbonne, pós-graduado em Estratégias Empresariais, Comércio Externo e Finanças, graduado em Economia e Estudos Sociais. Atualmente, faz doutorado pela Management School (IAE) da University of Bordeaux.
Empregado de carreira, ingressou na CAIXA em 1982 e aposentou em 2017, após 35 anos de trabalho.
Já ocupou diversos cargos de gestão no banco, como superintendente regional em João Pessoa (PB), a gerente nacional na área de habitação, e consultor-chefe da presidência da CAIXA.
Foi diretor presidente da Fundação dos Economiários Federais (Funcef) e da Financeira BRB.
Fonte: Caixa Econômica Federal
Veja também: Bolsa Família de novembro: Veja quem recebe o pagamento ANTECIPADO