Os líderes do Centrão fazem uma mobilização em busca de um novo nome para assumir a presidência da Caixa Econômica Federal. A saber, a intenção é substituir a atual detentora do cargo, Rita Serrano. Mas afinal, quem deve ficar em seu lugar?
Ao que tudo indica, dois nomes se destacam nessa corrida.
O primeiro é Paulo Henrique Bezerra, atual presidente do Banco Regional de Brasília (BRB) e servidor de carreira da instituição. O segundo, é Pedro Ermírio de Almeida Freitas Filho, que acumula experiência como superintendente regional da Pernambuco do Banco do Nordeste.
Governo vai liberar CNH GRÁTIS para estes brasileiros
Afastamento de Lula adia decisão na troca de presidente da CAIXA
Cabe destacar que os nomes mencionados serão levados ao Planalto assim que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sinalizar efetivamente a troca no comando da Caixa Econômica Federal. No entanto, isso só deve acontecer depois de sua recuperação, por conta de uma cirurgia que fará nesta sexta-feira (29), no quadril.
Desse modo, a reabilitação deve demorar pelo menos dez dias. Então, após esse período, o presidente despachará do Palácio do Alvorada.
Compromisso
De acordo com lideranças ligadas a Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, Lula deverá cumprir com o acordo firmado durante as trocas ministeriais.
Em resumo, os líderes do Centrão relatam que a saída de Rita Serrano da CAIXA para acomodar um nome de preferência de Lira foi apalavrada pelo próprio presidente e ministros da articulação política.
Ainda mais, Lula teria dado aval também para troca das 12 vice-presidências, ou seja, entregar a Caixa Econômica Federal de “porteira fechada”.
Leia ainda: SAIU AGORA! Governo marca data para levar internet para todas as escolas públicas
O que Lula disse recentemente?
Apesar desse cenário, cabe mencionar que recentemente Lula deu uma declaração que pode adiar ainda mais a troca de comando da CAIXA.
A saber, o presidente declarou nesta segunda-feira (25), que não está disposto a “mexer com nada” neste momento, ao ter sido questionado por jornalistas sobre quando pretendia mudar o comando da Caixa Econômica Federal.
Aliás, a presidência do banco e suas principais diretorias têm sido negociadas com Lira desde julho, mas a demora na definição tem causado irritação no Centrão.
“Por enquanto, não estou disposto a mexer com nada. Estou disposto a fechar o ano bem, estou disposto a aprovar as coisas que tem que aprovar no Congresso e passar o final de ano com a minha família, bem feliz”, disse Lula.
Veja também: Voa Brasil: Programa pode ter NOVO GRUPO com direito a passagens aéreas por R$ 200