A Caixa Econômica Federal, mais conhecida somente por Caixa, atua enquanto uma instituição financeira brasileira que funciona em formato de empresa pública. A instituição financeira conta com agências por todo o território nacional, mas a sua sede fica localizada em Brasília, no Distrito Federal.
A Caixa está vinculada ao Ministério da Fazenda e faz parte do sistema financeiro nacional, de forma a promover as políticas financeiras do governo federal brasileiro. Dessa forma, os benefícios sociais oferecidos pelo governo, por exemplo, são pagos por meio do banco em questão.
Recentemente, a Caixa emitiu um alerta para que os usuários da instituição tomassem cuidado com um golpe que vem sendo aplicado recentemente e que faz um grande número de vítimas. Portanto, confira a seguir como se proteger.
Caixa emite alerta sobre golpe na praça
Nos últimos dias, a Caixa Econômica Federal, que é responsável por realizar o pagamento de diversos benefícios e programas, como é o caso do Bolsa Família e do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), emitiu um alerta geral a respeito de uma promessa falsa em nome do banco que vem circulando nas redes sociais.
A propaganda que vem circulando nas redes alega que a Caixa vai garantir a possibilidade de que os trabalhadores de carteira assinada consigam desbloquear os juros referentes a conta que se encontra vinculada ao FGTS, para que isso seja feito, é exigido que a vítima realize o download de um aplicativo pago.
Contudo, vale ressaltar que o vídeo em questão é, na verdade, um golpe. De acordo com o informado pela Caixa Econômica Federal, não existe a possibilidade que os juros referentes a conta do FGTS sejam retirados pelos trabalhadores. Os canais informativos oficiais responsáveis pelo fundo também são diferentes dos citados na tentativa de golpe aplicada pelo vídeo.
A partir do vídeo, é apresentada uma página falsa que diz permitir que seja feita a consulta do saldo do fundo e também dos juros acumulados. A montagem possui trechos de telejornais antigos, que trazem informações verídicas, para que o crime se torne ainda mais convincente.
O vídeo afirma ainda que o governo não divulga esses dados a respeito dos juros do fundo de garantia, mas que existe sim a possibilidade que o valor seja sacado. É citado também que será possível realizar o saque no valor entre 5 e 13 salários mínimos.
No entanto, todas as informações citadas pela propaganda não passam de falácias para roubar os dados e o dinheiro das vítimas.
Não deixe de ler: IMPOSTO DE RENDA: cuidado com ESTE golpe alertado pela Receita
Como evitar e se proteger do golpe?
Em nota, a Caixa ressaltou que os únicos canais capazes de fornecer informações a respeito do FGTS são os citados a seguir:
- As agências da Caixa Econômica Federal;
- O aplicativo do FGTS;
- O site da Caixa;
- O site do governo.
Dessa forma, as informações obtidas por meio de canais não oficiais podem ser suspeitas e devem ser verificadas para evitar cair em um golpe.
Veja ainda: BPC vai AUMENTAR? Entenda o reajuste do benefício