O beneficiários que optaram por fazer o empréstimo consignado do Auxílio Brasil mostraram sua revolta na internet nos últimos dias. Em grupos que tratam deste assunto, cidadãos que recebem dinheiro do programa relatam que os descontos das parcelas já foi feito. Contudo, a promessa do banco era de que isso aconteceria apenas em dezembro.
Com essa “novidade”, os beneficiários não sabem como farão para fechar as contas deste mês. Isso porque o desconto do consignado do Auxílio Brasil afetou diretamente o planejamento das famílias mais pobres do país.
O que está sendo descontado?
Os relatos começaram em grupos do Facebook que tratam do assunto. Neles, beneficiários dizem que os descontos do consignado do Auxílio Brasil, previstos para começar em dezembro, já foram feitos neste mês. Além disso, outros cidadãos dizem que a Caixa está descontado valores sem autorização, dado que essas pessoas não teriam autorizado o fechamento de contrato de empréstimo com o banco.
Com isso, muitas pessoas foram pegas de surpresa. Nos grupos, o tema das eleições também vem sendo levantando como uma justificativa para os descontos. Contudo, especialistas dizem que o erro aconteceu no banco e não tem relação com o processo eleitoral brasileiro. Diante da situação, é preciso entender o que diz a Caixa em relação ao acontecido.
Em nota, a Caixa afirma que o valor é retido pelo Ministério da Cidadania automaticamente, mas que o banco disponibiliza o dinheiro nas contas do Caixa Tem dos beneficiários. Com isso, o desconto do consignado do Auxílio Brasil aconteceria no pagamento, mas seria reposto posteriormente pelo banco através de sua conta digital.
O acontecimento também alerta para os riscos que o consignado do Auxílio Brasil tem para as finanças pessoais dos cidadãos que recebem o benefício.
Vale a pena fazer o consignado do Auxílio Brasil?
A chegada do consignado do Auxílio Brasil gerou uma grande polêmica em todo o país. Na internet, influenciadores importantes criticaram a medida. Isso porque ela tem um grande potencial de acabar endividando as famílias mais pobres do país e, com isso, piorar ainda mais a situação financeira dessas pessoas.
De forma geral, não vale a pena fazer o consignado do Auxílio Brasil. Isso porque os juros máximos, de 3,5% ao mês, são similares a empréstimos pessoais, ficando abaixo apenas do cheque-especial e do rotativo do cartão de crédito. Além disso, é preciso sempre lembrar que o desconto do parcelamento acontece antes do pagamento. Com isso, beneficiários recebem menos no mês e têm mais dificuldade para pagar as contas do mês.
Por outro lado, o CEO do Banco Pan afirmou em coletiva que o banco fez uma pesquisa com quem optou pelo consignado do Auxílio Brasil. Segundo ele, a maioria retira os empréstimos para investir em empreendimentos próprios. Nesse caso, seria uma boa forma de conseguir crédito barato para abrir a própria empresa. Contudo, é preciso entender que, mesmo com o empréstimo mais barato, é preciso cuidar para evitar complicações nos gastos essenciais do mês.