A Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou que fará mudanças importantes nas contas de milhões de pessoas ao longo dos próximos meses. Segundo a instituição, haverá uma mudança nos números das contas poupança. Segundo a instituição, o comunicado emitido visa apenas a informação aos usuários da conta, dado que não há efeitos negativos com essa troca. Apesar disso, muita gente ficou preocupada.
Por isso, hoje vamos entender o que acontecerá com as contas poupança dos clientes da Caixa, além de entender se você precisa fazer algo em relação a isso.
Modificações na poupança
A Caixa anunciou que vai mudar todos os números das contas poupança vinculadas à instituição. Atualmente, o banco estatal é o que tem o maior número de pessoas com esse vínculo de conta. Para os brasileiros, nada deve mudar, mas alguns ajustes no dia a dia podem acontecer. Isso porque a mudança será a mesma para todos os brasileiros e pode afetar as transações, caso a conta já esteja cadastrada automaticamente em outras instituições.
A mudança se dará no código. Anteriormente, o usual era usar o 013. Agora, será o 1288. Dessa forma, o número das contas passará de 9999.013.99999999-9 para 9999.1288.999999999-9. Assim, a mudança será apenas no número serial. Por conta disso, todos serão afetados, mas não há cobranças, nem a exigência de dados, por parte do banco, para efetuar a troca, ou seja, a mudança acontecerá de forma automática e o usuário não precisa enviar nada para o banco.
Além disso, a Caixa afirma que a mudança já está aparecendo nos canais do banco, como internet banking, aplicativo Caixa, caixas eletrônicos e casas lotérica. Por isso, você já pode analisar se está tudo normal com a sua conta e se a transição foi efetuada com sucesso. Em caso de problemas, o ideal é procurar uma agência do banco para solicitar o ajuste.
Vale a pena manter a conta na Caixa?
Com a mudança, especialistas retomam uma grande discussão que existe no país: vale a pena ter a poupança ainda? Isso porque o mercado financeiro do país se desenvolveu muito nos últimos anos e, hoje, é possível encontrar serviços bancários melhores em qualquer instituição.
Para investimentos, a poupança segue sendo um péssimo produto. Isso porque ela rende menos que os títulos públicos, apesar de ambos serem pagos pelo próprio Governo Federal. Além disso, as contas digitais possuem rendimentos diários, ao passo que na poupança é preciso esperar o aniversário.
Por isso, se você mantém uma conta poupança para investimentos, o ideal é sair dela. Se você mantém por praticidade, existem contas digitais que possuem mais serviços com menores burocracias. Dessa forma, não vale a pena manter a sua conta poupança na Caixa.