A Caixa Econômica Federal anuncia medidas de apoio aos municípios do estado do Rio de Janeiro afetados pelas fortes chuvas e enchentes.
Assim, além do pagamento antecipado do Bolsa Família, todas as agências da região abrirão 1 hora mais cedo, nesta sexta-feira (19), para prestar atendimento à população.
A saber, o banco enviou à região especialistas nas áreas de Habitação e Governo para prestar apoio técnico às prefeituras e auxiliá-las em providências urgentes que possam ajudar as pessoas prejudicadas.
Além disso, para o Saque Calamidade do FGTS, o banco está auxiliando as prefeituras para que o processo de liberação dos valores aos trabalhadores seja iniciado.
CAIXA libera o Bolsa Família no primeiro dia do calendário
A CAIXA e o Governo Federal anteciparam o pagamento do Bolsa Família para os beneficiários do Rio de Janeiro, Belford Roxo, Duque de Caxias, Mesquita, Nilópolis, Nova Iguaçu e São João de Meriti, municípios atingidos pelas fortes chuvas no estado, com decreto de emergência ou calamidade.
Na prática, todos os beneficiários dessas regiões já podem colocar a mão no Bolsa Família nesta quinta-feira (18), independentemente do final do NIS (Número de Identificação Social).
Ainda mais, podem movimentar os valores pelo aplicativo CAIXA Tem, não sendo necessário ir até uma agência para realizar o saque.
Saque Calamidade do FGTS
De acordo com o Decreto 5.113/2004, para habilitação ao saque do FGTS, é necessário que o município em estado de calamidade pública ou situação de emergência, devidamente reconhecidos por Portaria do Governo Federal, apresente à CAIXA a declaração das áreas afetadas pelo desastre.
O banco está auxiliando as autoridades locais no sentido de agilizar a solicitação de habilitação para liberação dos valores aos trabalhadores.
Então, após a liberação, a população poderá realizar o saque do FGTS de forma digital, no celular, de forma fácil e rápida pelo aplicativo FGTS, sem a necessidade de comparecer a uma agência.
Assessoria técnica aos municípios
A CAIXA disponibiliza equipe técnica, com arquitetos e engenheiros, para assistência aos municípios na operacionalização de repasses de recursos e no trabalho social do banco.
As prefeituras poderão contar com o apoio para levantamento dos danos e estimativa de custos para a recuperação de obras em andamento ou edificações atingidas, nos contratos já acompanhados pelo banco, como pontes, vias de acesso, abastecimento de água, postos de saúde, escolas, entre outras.
Canais de atendimento
Por fim, cabe ressaltar que o banco oferece diversos canais de atendimento para maior comodidade de seus clientes, como o Alô CAIXA, pelo 4004-0104 (capitais e regiões metropolitanas) e 0800 104 0104 (demais regiões), Internet Banking e os aplicativos CAIXA Tem, Habitação CAIXA, FGTS, dentre outros.
Fonte: Caixa Econômica Federal