A Caixa Econômica Federal anuncia diversas medidas de apoio aos municípios de Angra dos Reis, Belford Roxo, Mangaratiba, Mesquita, Paraty e Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro, atingidos pelas fortes chuvas dos últimos dias.
Dessa forma, a partir desta segunda-feira (4), todas as agências dos municípios afetados passam a abrir às 9h, uma hora mais cedo, para atender a população.
Além disso, as ações detalhadas a seguir acontecem após o reconhecimento pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) da situação de calamidade do Município e a delimitação da área afetada pela Defesa Civil Municipal.
Caminhão-agência da CAIXA
O caminhão está em deslocamento para Angra dos Reis, com chegada prevista para quarta-feira (6). A unidade móvel de atendimento funcionará das 8h às 16h, em endereço a ser divulgado em breve, prestando serviços essenciais à população.
A saber, o caminhão oferece os mesmos serviços de uma agência, tais como: atendimento aos beneficiários do Auxílio Brasil, do Governo Federal; atendimento aos beneficiários do Abono Salarial; pagamento do FGTS; concessão de crédito; auxílio na utilização de aplicativos do banco, como Caixa Tem e app do FGTS, desbloqueio de cartão e senha de contas, etc.
A movimentação de dinheiro em espécie estará disponível por meio de caixa eletrônico instalado na unidade.
Saque Calamidade do FGTS
A CAIXA vai liberar o saque do FGTS por calamidade nas regiões atingidas pelas enchentes.
Os valores serão disponibilizados para saque após decretos municipais declarando o estado de calamidade e reconhecimento do Ministério do Desenvolvimento Regional, por meio de portaria ministerial.
Ainda mais, o banco também irá auxiliar as autoridades locais no intuito de agilizar a delimitação das áreas afetadas pela calamidade.
Depois desta definição, os trabalhadores que tiveram as suas residências afetadas poderão realizar o saque do FGTS de forma digital, sem a necessidade de ir à uma agência. Isso será feito por meio do aplicativo FGTS, na opção Saque Digital.
CAIXA Seguridade
Haverá uma Central de atendimento (sinistros e assistência 24 horas) com equipe reforçada e com opção específica para os moradores de áreas afetadas.
Além disso, será dada prioridade na análise e aprovação no procedimento de pagamento de indenizações para processos de até R$ 10 mil, com prazo de dois dias úteis, bastando enviar orçamento e fotos do imóvel.
Contratos Habitacionais
A CAIXA possibilita a pausa de até 90 dias nos contratos de financiamento habitacional nas regiões atingidas, mediante solicitação nas agências do banco.
Também a incorporação das prestações no saldo devedor dos clientes inadimplentes das regiões atingidas, mediante solicitação nas agências do banco.
Assessoria Técnica
A CAIXA disponibiliza equipe técnica, com arquitetos e engenheiros, para ações de assistência em apoio aos municípios, que incluem a operacionalização de repasses de recursos e o trabalho social da CAIXA.
O banco enviou também aos municípios equipes de especialistas nas áreas de Habitação, Governo e FGTS para atender a população e prestar apoio técnico às prefeituras, auxiliando em providências urgentes.
Fonte: Caixa Econômica Federal
Confira ainda: Perícia médica: Portaria determina quando o procedimento pode ser feito de forma remota