A Caixa Econômica Federal anunciou oficialmente que voltará a atuar com a operação do consignado INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
A saber, a decisão veio após a nova medida do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), que aumentou a taxa máxima de juros de 1,70% para 1,97% em reunião realizada nesta semana.
Condições do consignado INSS na CAIXA
Nas redes sociais do banco já é possível encontrar informações sobre as taxas oferecidas para o consignado INSS.
Em resumo, aposentados e pensionistas do INSS terão uma taxa a partir de 1,78% ao mês. O banco deixa claro que tudo depende das condições, conforme análise.
Assim, na prática, as condições do consignado INSS na Caixa Econômica Federal não devem sofrer grandes alterações em relação ao que se via antes de todo o processo de mudanças na taxa.
Isso porque, quando o teto estava na casa de 2,14% ao mês, o banco já ofertava o empréstimo na casa de 1,8% ao mês.
Ainda mais, o banco informa que a contratação pode ser feita nas Lotéricas, Correspondentes CAIXA Aqui ou terminais de autoatendimento. Além disso, se preferir, podem ser utilizados os canais digitais, com o Aplicativo CAIXA e o Internet Banking CAIXA.
Como habitual, a prestação é descontada diretamente do seu salário ou benefício do INSS e você pode antecipar a liquidação quando quiser.
Por fim, cabe mencionar que o valor da prestação não pode ser maior do que 35% do salário ou benefício mensal, a depender da adesão do convênio.
Outros bancos decidiram retomar a operação
Diante da nova taxa determinada pelo CNPS, outros bancos optaram pela retomada da operação do consignado INSS.
Assim, entre algumas das instituições, podemos citar: Banco Pan, Bradesco e Banco do Brasil. Além, claro, da Caixa Econômica, como já foi citado.
Confira também: ALERTA GERAL sobre o NOVO RG para quem ainda usa a Carteira de Identidade antiga
Entenda toda a confusão envolvendo a taxa de juros
No início deste mês de março, ao fim de uma reunião do CNPS, ficou estabelecido o teto da taxa de juros de 2,14% para 1,70% ao mês.
No entanto, a decisão não agradou aos bancos, e de imediato, muitos deles suspenderam a operação do consignado INSS.
Sendo assim, o governo federal teve que atuar rapidamente para contornar a situação. Foi quando houve essa nova reunião, que estabeleceu o atual patamar dos juros.
Leia ainda: GRANDE VITÓRIA! Calendário do VALE GÁS de abril é definido e virá com NOVO VALOR