O Bolsa Família, retomado oficialmente no início deste ano, sob um novo desenho, é o programa de transferência de renda do governo federal, que apoia as famílias de baixa renda.
A saber, nesta segunda-feira (18), temos o início da rodada de setembro, cujos pagamentos ficam sob a responsabilidade da Caixa Econômica Federal.
Aliás, a CAIXA anunciou uma ótima notícia, no que diz respeito à antecipação do repasse para determinados beneficiários.
Fique por aqui para descobrir se você está entre aqueles que podem colocar as mãos na grana do Bolsa Família de forma antecipada.
Mega-Sena ACUMULOU! Veja para quanto foi o prêmio desta terça-feira (19)
Bolsa Família antecipado por conta de calamidade pública
Tal como já ocorreu em outras rodadas de pagamento do Bolsa Família, desta vez o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), confira o repasse antecipado para as famílias beneficiárias do Bolsa Família no estado do Rio Grande do Sul.
Em resumo, este grupo será contemplado por conta das recentes enchentes que afetaram a região.
Dessa forma, o governo federal tem como objetivo garantir um suporte às famílias que enfrentaram dificuldades decorrentes dessa situação de calamidade pública.
Então, o Bolsa Família, que normalmente tem o pagamento nos últimos 10 dias do mês, com escalonamento de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS), muda a regra.
Assim, no Rio Grande do Sul, todas as famílias beneficiárias receberão o valor nesta segunda-feira (18), independentemente do número final do NIS.
Acompanhe o calendário:
- NIS de final 1 – 18 de setembro;
- NIS de final 2 – 19 de setembro;
- NIS de final 3 – 20 de setembro;
- NIS de final 4 – 21 de setembro;
- NIS de final 5 – 22 de setembro;
- NIS de final 6 – 25 de setembro;
- NIS de final 7 – 26 de setembro;
- NIS de final 8 – 27 de setembro;
- NIS de final 9 – 28 de setembro;
- NIS de final 0 – 29 de setembro.
Recursos Disponíveis do FGTS
Cabe ressaltar que, além do pagamento antecipado do Bolsa Família, a Caixa Econômica Federal sinaliza ainda que os trabalhadores que residem nas regiões afetadas pelas enchentes e pelo ciclone, também podem ter acesso aos recursos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS).
Em suma, o valor máximo para retirada é de R$ 6.220. Além disso, é necessário possuir saldo na conta do FGTS e não ter realizado saque pelo mesmo motivo nos últimos 12 meses.
Veja também: Adquira sua CNH GRÁTIS: inscrições até dia 25; veja como fazer
Unificação do repasse e liberação do cartão Bolsa Família
Para municípios em situação de emergência ou estado de calamidade pública, o MDS adota medidas especiais com o objetivo de garantir que as famílias atendidas pelo Programa Bolsa Família possam sacar os benefícios.
Em resumo, as ações iniciais são válidas por dois meses e incluem a liberação do pagamento para todas as famílias beneficiárias do município afetado logo no primeiro dia do calendário.
Outra medida é a autorização para saque sem cartão e sem uso de documentos (para beneficiários que os tenham perdido), com uso da Declaração Especial de Pagamento emitida pela gestão municipal.
Também ficam prorrogados os prazos para atualização cadastral e repercussão nos benefícios do Bolsa Família para as famílias incluídas nos processos de Averiguação Cadastral e Revisão Cadastral nos municípios nessa situação.
Com informações da Assessoria de Comunicação do MDS
Confira ainda: Quem recebe BPC pode solicitar CRÉDITO CONSIGNADO?