De acordo com os dados levantados pelo Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (CONASS), o número de leitos específicos para pacientes com Covid-19 financiados pelo Ministério da Saúde caiu 71% entre julho de 2020 e março de 2021.
Número de leitos de UTI Covid financiados pelo Governo
Carlos Lula, que é presidente do CONASS e secretário de saúde do Maranhão disse que o motivo da queda do número de leitos financiados pelo Ministério é que a pasta não levou em consideração que o ano de 2021 ainda teria pandemia.
Essa queda não podia chegar em pior momento, visto que todas as regiões do Brasil estão enfrentando situações de colapso do sistema de saúde. Agora, mais do que nunca, a população precisa que esse número de leitos cresça!
Devido a queda do financiamento pelo Governo Federal, os estados estão custeando os gastos, sem fazer conta agora. Mas, segundo o presidente do CONASS, o Ministério da Saúde deve financiar cerca de 7 mil novos leitos nos próximos meses, visto que foram liberados 153,6 milhões para custear um maior número de leitos de UTI em 22 estados da federação.
Números da Covid-19 no Brasil
Segundo números oficiais divulgados pelo governo, até às 19h do dia 08 de março, o Brasil tinha 11.051.665 milhões de casos confirmados do novo coronavírus. No que tange ao número de óbitos, foram confirmadas 266.398 mil mortes por Covid-19.
Nesta última segunda-feira (08) o país bateu recorde de média móvel de óbitos com 1.540 mortes. Desde 27 de fevereiro os números estão aumentando a cada dia, sendo que o número de casos diagnosticados por dia tem sido de, aproximadamente, 66.553 mil. Dessa forma, desde o início da pandemia este é o pior momento enfrentado pelo Brasil e a redução do número de leitos tem piorado a situação.
No que tange ao número de vacinados, os dados oficiais mostram que 8.497.929 milhões de pessoas já receberam a primeira dose da vacina, ou seja, apenas 4,01% da população brasileira. Destas pessoas que receberam a primeira dose, 2.848.847 milhões também receberam a segunda dose.
Leia também:
– Casa Verde e Amarela: entenda quem pode se inscrever no programa
– Valor médio do auxílio emergencial será de R$250, entenda
Para acompanhar todas as notícias sobre o número de leitos, vacinação e demais informações sobre a Covid-19 curta nossa página do Facebook!