Dados revelados pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) nesta sexta-feira (29) mostram quais são as áreas que mais abriram vagas de emprego no mês de março no Brasil.
Feirão de Empregos em Santa Catarina anuncia novas vagas no Dia do Trabalhado
Segundo o órgão, o mês de março deste ano teve saldo positivo em contratações com a geração de 136.189 vagas com carteira assinada em todo o país, sendo que somente o estado do Nordeste teve redução na geração de postos de trabalho.
Setores que mais geraram vagas de emprego no Brasil
Conforme os números do Caged, dentre os setores que mais contrataram no país estão o de construção, que abriu com 25.059 novas vagas, o da indústria, com 15.260 novas vagas, e o de comércio, que teve 352 novas oportunidades.
Apesar dos bons números, nenhuma das áreas chegou perto do setor de serviços, campeão na geração de novas vagas de emprego no mês de março deste ano. Isso porque foram 111.513 novas oportunidades distribuídas, principalmente, pelas atividades de informação, comunicação, atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas.
Emprego X Desemprego
De acordo com o Caged, apesar de os setores estarem apresentando altas nos números de contratações, o Brasil ainda ficou abaixo das projeções feitas anteriormente. Nesse sentido, a informação é que o cenário de contratações ainda preocupa, pois, no mês de março, foram registradas 1.953.071 admissões contra 1.816882 desligamentos, ou seja, os números são muito próximos.
No acumulado de 2022 até março houve abertura líquida de 615.173 postos, resultado de 5.820.897 admissões e 5.205.724 desligamentos. Para o ministro do Trabalho e Previdência, José Carlos Oliveira, esses números permitem sonhar em um número bastante positivo até o final deste ano.
“Superior àquele que tínhamos programado que era cerca de um milhão de novos empregos. O resultado de março foi positivo em quatro dos cinco setores econômicos, mostrando que a recuperação está alcançando as diferentes atividades econômicas do país. O destaque é do setor de serviços que contribuiu com cerca de 112 mil novas vagas”, afirmou o chefe da pasta.
Leia também: Grupo Decolar abre 100 vagas de emprego pelo Brasil; veja como se candidatar