Se a cafeína é um termogênico ou não, considera-se importante conhecer suas propriedades nutricionais. Trata-se de um poderoso estimulante e inibidor de apetite, que pode trazer inúmeros benefícios para a saúde. Seu consumo, entretanto, precisa ser limitado.
Mas a cafeína é um termogênico?
Os efeitos da cafeína na composição corporal se discutem com menos frequência. Claro, a cafeína acorda você de manhã, mas pode queimar gordura? Ajuda a perder peso? Na verdade, pode sim.
Demonstrou-se em estudos que a cafeína estimula a perda de gordura, ajuda no controle de peso e melhora os exercícios. Se você está tentando otimizar sua composição corporal, portanto, o café provavelmente deve estar em seu arsenal. Por isso, a cafeína é um termogênico.
Cafeína queima gordura
Em primeiro lugar, a cafeína é um termogênico eficaz. A queima de gordura é sinônimo de usar esse elemento como energia.
A gordura só pode se usar, portanto, como energia quando flutua no sangue como uma molécula que se chama ácido graxo livre.
No entanto, o que a maioria das pessoas pensa quando ouve a palavra “gordura” não é a forma gordurosa dos ácidos graxos livres. Não, eles estão pensando em tecido adiposo ou células de gordura que contêm esses ácidos graxos. Para perder gordura corporal total, você precisa dizer às células de gordura para liberar esses ácidos graxos.
A cafeína da manhã, portanto, estimula a quebra do tecido adiposo por meio de um processo chamado lipólise. E uma vez que os ácidos graxos se liberam de sua forma de armazenamento, eles podem ser usados como energia. Em outras palavras, essa gordura pode se queimar.