O café, sem dúvidas é uma paixão nacional que faz parte da rotina de muitos brasileiros. De acordo com a Associação Brasileira da Indústria do Café (ABIC), 90% dos brasileiros com mais de 15 anos consome o grão, que além de saboroso é rico em nutrientes.
Muitas pessoas acreditam que os benefícios do café estão associados apenas a estimulação de energia, inclusive para dar aquela acordada com muito gás, entretanto esta é apenas uma das vantagens dessa bebida.
Alguns componentes do café são extremamente funcionais podendo até ser usados para ajudar no processo de emagrecimento.
Café X emagrecimento
Para quem ainda não conhece os benefícios do café saiba que ele pode ser um considerado um agente importante na redução de gordura.
Isso porque o grão de café verde possui como principais constituintes a teobromina, teofilina, taninos, flavonóides e o ácido clorogênico.
Esses componentes quando combinados à cafeína acabam auxiliando na redução de gordura das células.
Outros elementos encontrados no café que ajudam neste processão são os ácidos feruloilquínico e neoclorogênico, já que eles aumentam a atividade de uma enzima responsável pela oxidação de gordura no fígado.
Além da gordura, os níveis de açúcar no sangue também podem ser controlados pelo café graças ao ácido clorogênico. Este ácido tem como função reduzir a absorção de glicose no intestino.
Diante disto fica claro como o café auxilia no processo de emagrecimento, já que seu grão verde previne o acúmulo de gordura corporal contribuindo também para liberação e decomposição de triglicérides do tecido adiposo.
Outros benefícios do café
E não é apenas a capacidade de reduzir gordura, que faz do café um alimento extremamente funcional. A bebida também possui outros benefícios que ajudam a manter o corpo e mente sempre saudáveis. Veja quais são!
Redução da queda de cabelo
A cafeína tem ação termogênica, o que ajuda a induzir o crescimento dos fios, além de prevenir a queda.
Além disso, o café estimula a produção endógena de fatores de crescimento, responsáveis pela regulação capilar.
Redução da celulite
A cafeína também pode ajudar nos quadros de celulite, já que favorece a circulação sanguínea da pele e pode potencializar a drenagem.
Mas não é só na bebida que o componente pode garantir tais benefícios. Saiba que atualmente, por meio da tecnologia de Nano Cafeína é possível ativar a função circulatória com cremes e loções próprias para a pele.
Suplementação
Este benefício já é conhecido por muitos, afinal, atletas, praticantes de atividades físicas entre outras pessoas utilizam muito o café para reduzir os efeitos do cansaço, inclusive aumentar o estado de alerta corporal.
Como suplemento energético, o café ainda garante o aumento da força da contração muscular, diminuição da fadiga, além de estimular a diurese.
Vale lembrar, que apesar de todos esses benefícios, o café deve ser consumido moderadamente pois o excesso pode causar danos à saúde.
Leia também: Café sem cafeína: Alternativa que utiliza açaí vem fazendo sucesso entre os fãs da bebida