Recentemente o Governo Federal anunciou uma nova ferramenta para as famílias que vivem em situação de vulnerabilidade social: a ampliação de serviços no aplicativo CadÚnico.
A partir de então, com o uso do app, os cidadãos podem realizar um pré-cadastro na plataforma, o que ajuda a diminuir o tempo de espera nas unidades de atendimento, e ainda permite a atualização de dados cadastrais pelo celular.
O novo aplicativo do Cadastro Único está disponível gratuitamente para os sistemas Android e iOS e já passaram da marca de 1 milhão de downloads.
Para quem não está familiarizado, o Cadastro Único é a porta de entrada da população aos principais programas sociais como Auxílio Brasil, Benefício de Prestação Continuada, Tarifa Social de Energia Elétrica, Criança Feliz, entre outros.
Como fazer o pré-cadastro do CadÚnico?
Em primeiro lugar, você deve realizar o download do aplicativo e acessar o mesmo para iniciar o processo do pré-cadastro.
E como o nome diz, esse é um passo inicial, e precisa ser complementado. Então, depois desse passo, o cidadão tem 120 dias para comparecer a um posto de atendimento para complementar os demais dados, tais como escolaridade, trabalho e remuneração.
Desde o seu lançamento, mais de 135 mil pré-cadastros foram realizados.
E quem já está cadastrado, também pode usar o aplicativo?
Quem já está inscrito no CadÚnico poderá utilizar o aplicativo para atualizar o cadastro da família por meio da confirmação dos dados. Essa é uma opção que permite que o cidadão revise os dados já cadastrados e confirme o endereço, a composição familiar e os dados dos integrantes da família.
Mesmo que nada tenha mudado, a família pode confirmar seus dados pelo aplicativo ou versão web sem precisar ir até os postos de atendimento e sem custos de deslocamento, mas garantindo a atualização, obrigatória a cada 2 anos.
Além disso, o aplicativo também permite consultar dados como o Número de Identificação Social (NIS), código familiar, situação cadastral, data da última atualização e data limite para uma nova atualização cadastral. Também serão exibidos os dados do domicílio, família e de identificação do Responsável pela Unidade Familiar e dos demais integrantes.
Veja ainda: IRPF 2022: Ainda não baixou o programa para enviar a declaração? Veja como fazer