Para estar a parte da realidade socioeconômica do país, o CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal) busca identificar todas as famílias de baixa renda. Com isso, as desigualdades podem ser reduzidas através de programas sociais como o Auxílio Brasil e a Tarifa Social de Energia Elétrica, por exemplo.
Além disso, por meio do CadÚnico, são selecionadas informações como escolaridade, cargo de trabalho, renda, características da residência, entre outras. Assim, o cadastro atua como um instrumento de inclusão e acesso à políticas públicas. A seguir, veja como se cadastrar e quais os programas sociais estão disponíveis por meio do CadÚnico.
Como se inscrever no CadÚnico?
Para se inscrever no CadÚnico, é necessário selecionar uma pessoa para ser o Responsável pela Unidade Familiar, vale lembrar que é preciso ter mais de 16 anos. Com isso, basta procurar a unidade mais próxima responsável pelo cadastro na cidade. Em muitos municípios, o processo é realizado através do Cras.
Se não for o caso, a unidade do Cras poderá informar sobre o local correto para o cadastro. Durante a inscrição do Responsável pela Unidade Familiar, alguns documentos serão solicitados, são eles: CPF (Cadastro de Pessoa Física) e Título de Eleitor.
Para os demais integrantes da família, é obrigatório apresentar algum documento que comprove a identidade. Isso quer dizer que pode ser o CPF, RG (Carteira de Identidade), Carteira de Trabalho ou qualquer outro documento de identificação.
Além disso, para se identificarem, as famílias indígenas e quilombolas podem apresentar o RANI (Registro Administrativo de Nascimento Indígena).
Quais os programas sociais relacionados ao CadÚnico?
Em 2003, o CadÚnico passou a ser o principal recurso para identificar as famílias de baixa renda, com o intuito de possibilitar o acesso à programas sociais. Atualmente, o cadastro possibilita a inscrição em diversos programas, que auxiliam no combate à pobreza. A seguir, confira quais são os principais programas federais usuários do CadÚnico:
- Programa Auxílio Brasil;
- Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Programa Minha Casa Minha Vida;
- Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda;
- Benefício de Prestação Continuada;
- Carteira do Idoso;
- Telefone Popular;
- Aposentadoria para Pessoas de Baixa Renda;
- Água para Todos;
- Bolsa Verde (Programa de Apoio à Conservação Ambiental);
- Identidade Jovem (ID Jovem).