O governo federal alerta para um novo benefício para aqueles que estão no Cadastro Único.
A saber, com a implementação da tecnologia do 5G, as parabólicas tradicionais, que operam na faixa de 3,5 GHz, serão desativadas, levando à necessidade de substituição por parabólicas digitais.
Com isso, milhares de famílias de baixa renda em todo o Brasil, incluídas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), já foram beneficiadas com a substituição de seus equipamentos antigos por kits contendo a nova parabólica digital.
Kit antena para os inscritos do Cadastro Único
Cabe detalhar que a tecnologia 5G opera na mesma faixa da radiofrequência das parabólicas tradicionais, conhecida como Banda C.
Isso significa que quem utiliza parabólicas tradicionais para assistir TV precisará adotar novos equipamentos, incluindo a parabólica digital e um receptor compatível com a Banda Ku.
Desse modo, a migração da Banda C para a Banda Ku proporciona uma limpeza na faixa de 3,5 GHz, resultando em uma melhoria significativa na qualidade de som e imagem da TV.
E onde entra o público do Cadastro Único? Muito bem, vamos esclarecer no próximo tópico.
Como solicitar a nova parabólica digital?
Vamos lá! A ação de substituição está disponível para diversos municípios, e a solicitação do kit gratuito pode ser feita através do portal Siga Antenado ou pelo telefone 0800 729 2404.
Ainda mais, ressalta-se que o kit inclui parabólica digital, receptor, controle remoto com pilhas e cabos necessários.
Então, o agendamento e a instalação são realizados por técnicos do Siga Antenado, garantindo uma transição tranquila para a nova tecnologia.
Aliás, as famílias inscritas em programas sociais do Governo Federal (Cadastro Único) e que possuem uma parabólica tradicional instalada e funcionando têm direito à instalação do kit gratuito com a nova parabólica digital.
Esse é um ponto muito importante e merece ser destacado: a antena parabólica deve estar devidamente instalada e conectada à TV para assistir à programação.
E tem mais! Aqueles que já possuem antena digital ou assinatura de TV paga não estão qualificados para esse benefício.
Quer conferir se tem direito? Basta acessar esse link e preencher o formulário com o seu CPF ou Número de Identificação Social (NIS).
Ponto de alerta
Por fim, é preciso esclarecer que, de acordo com a Anatel, essa liberação da faixa não significa que redes do 5G serão instaladas de imediato nas localidades. A instalação antecipada de estações de quinta geração depende do planejamento individual de cada prestadora.
Com informações do Ministério das Comunicações