Atualmente, todos os brasileiros que recebem alguns benefícios pelo Governo Federal precisam estar inscrito no Cadastro Único pela internet. Por exemplo, os beneficiários do Auxílio Brasil.
Portanto, neste artigo, será mostrado o passo a passo de como realizar esse cadastro e conseguir retirar e usufruir dos benefícios, que o cidadão brasileiro, tem por direito receber.
CadÚnico: o que é e para que serve?
O CadÚnico, significa “Cadastro Único”, que reúne diversos dados sobre as famílias que vivem no Brasil, com situação de extrema pobreza. Com essas informações, o Governo Federal, consegue desenvolver com o Estados e cidades, algumas políticas, que auxiliem essas pessoas a terem uma vida mais digna.
Quando uma pessoa, faz o cadastro no CadÚnico, ela poderá, em conjunto com a sua família, de ter alguns benefícios, como:
- Desconto na conta de luz;
- Auxílio gás;
- Auxílio Brasil, antigo Bolsa Família;
- São Paulo acolhe;
- Entre outros programas.
Portanto, se a sua família ou de alguém próximo se encontra nessa situação, realize o cadastro e faça a solicitação dos auxílios a que tem direito!
Como saber se sou cadastrado no Cadastro Único pela internet?
Muitos brasileiros recebem auxílios e benefícios do Governo Federal, antes mesmo da pandemia. Acontece que de lá para cá, tudo foi colocado na internet e agora os dados, requerimentos e informações, são feitos de forma online.
Caso o cidadão já tenha registro no Cadastro Único, sem ser pela internet, é necessário verificar se o cadastro online está atualizado, para que possa acompanhar as solicitações e recebimentos.
Existem 3 possibilidades de conseguir saber se o seu cadastro online já foi realizado:
- Através do site do Ministério da Cidadania;
- No telefone 121, do Ministério da Cidadania;
- Por meio do aplicativo, Meu CadÚnico.
Mas, caso o seu cadastro tenha sido realizado em menos de 45 dias, o sistema não irá identificar. Portanto, é necessário ter a espera de um mês e meio para ter certeza se o cadastro foi ou não realizado.
Entretanto, entrando no site, aplicativo ou telefone indicados acima, você consegue confirmar e ver se está tudo regulado dentro da internet. Mas, caso não esteja, fique tranquilo, que será colocado a forma de se cadastrar.
Passo a passo para conferir se tem o Cadastro Único pela internet
Para que o cadastro seja consultado, execute a seguinte instrução:
- Entre no site CadÚnico no seu computador ou celular;
- Então, coloque os dados que estão aparecendo na tela: seu nome, data de nascimento, nome da mãe, Estado e a cidade que reside);
- Depois, clique no reconhecimento que comprova que é uma pessoa “Não sou um robô” e continuar/
- A página vai pedir para emitir a certidão que consta o cadastro;
- Por fim, clique em “Emitir Certidão” e irá aparecer se está cadastrado ou não.
Se o seu cadastro estiver correto, então poderá imprimir o comprovante no CadÚnico. Mas, caso não esteja tudo certo, não se esqueça que pode ter que esperar 45 dias para o sistema atualizar ou então os dados estão divergentes ou até, não ter realmente a inscrição realizada.
Caso não tenha a inscrição, aproveite o site ou aplicativo do Cadastro Único pela internet e realize o seu cadastro ou entre em contato com o Ministério da Cidadania para realizar com o auxílio do atendente!