Recentemente tem sido bastante divulgado o aplicativo do Cadastro Único, sendo que um dos recursos oferecidos no app é a atualização de cadastro.
Mas afinal, mesmo quem não teve alteração dos dados, precisa realizar esse procedimento?
É sobre isso que vamos falar neste artigo e por isso te convido a seguir conosco.
Boa leitura!
Cadastro Único
Como se sabe, o Cadastro Único é a porta de entrada para diversos programas sociais do governo federal. E para que um determinado benefício conquistado seja mantido, é preciso sim seguir com o seu registro atualizado.
A saber, a regra é ter o cadastro atualizado pelo menos a cada 24 meses, no entanto, se podemos te dar uma dica, em especial para os beneficiários do Auxílio Brasil, é: não esperem todo esse período. Providenciem a atualização ao menos uma vez por ano.
Mas atenção: o prazo de 24 meses para atualizar é para o público que não apresenta quaisquer alterações nos seus dados ou na composição familiar. Como assim, você pode estar se perguntando.
Veja algumas das situações às quais estamos nos referindo: mudança de endereço, alteração na renda da família, saída de um integrante para outra casa, transferência de escola, composição familiar (óbito, nascimento, etc).
Se tiver qualquer novidade em um desses pontos, você deve imediatamente providenciar a atualização do seu registro no Cadastro Único, sem esperar completar o período de 1 ano ou 2 anos.
Não está dando muita bola? Saiba que qualquer divergência de cadastros encontrada pelo Ministério da Cidadania, poderá causar o cancelamento do Auxílio Brasil, por exemplo.
E se de fato não houve nenhuma alteração?
Neste caso, você pode inclusive contar com a ajuda do aplicativo do Cadastro Único. Com ele, o responsável familiar poderá atualizar o cadastro por confirmação dos dados.
Lembrando, que se tiver qualquer alteração, será preciso comparecer ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS).
Não lembro quando fiz a última atualização do Cadastro Único
Sem problemas, você resolve isso de forma fácil, e sem precisar sair de casa. Quer saber como? Também pelo aplicativo do Cadastro Único, informando o seu CPF e data de nascimento.
Então, para ter acesso, basta procurar o aplicativo na loja de aplicativos Google Play ou Apple Store.
Confira também: Caixa Tem: Quais são os documentos necessários para atualizar o app e ter acesso ao crédito?