O Auxílio Brasil, novo programa social do Governo Federal que substitui o Bolsa Família, teve início da execução dos pagamentos nesta quarta-feira (17).
A saber, neste primeiro momento, o programa contempla apenas as famílias que já possuíam inscrição no Cadastro Único e que participavam do Bolsa Família.
Como o Brasil 123 adiantou a você, a inscrição no Cadastro Único do Governo Federal (CadÚnico) é uma das exigências feitas para que os cidadãos participem do novo benefício. No entanto, estar registrado não garante a participação no programa social, é apenas um requisito inicial.
Revisão do cadastro do Auxílio Brasil
O programa é gerido pelo Ministério da Cidadania, que fica responsável pelo envio dos recursos para pagamento. Já a Caixa Econômica Federal é responsável por realizar o crédito do benefício para as pessoas selecionadas pelo Ministério.
De acordo com informações do Ministério da Cidadania, a pasta realizará uma análise e seleção de novos beneficiários para o Auxílio Brasil a cada mês.
Sendo assim, as famílias que ainda não estão enquadradas no programa poderão ser integradas gradativamente, conforme o Orçamento permita.
E quem recebe agora?
Como mencionado, aqueles que já participavam do Bolsa Família foram migrados de forma automática para o Auxílio Brasil, ou seja, sem a necessidade de um novo processo de cadastro.
O pagamento do novo benefício teve início nesta quarta-feira (17), utilizando o mesmo calendário aplicado até então para o Bolsa Família.
Segundo o Ministério da Cidadania, no mês de novembro cerca de 14,6 milhões de famílias receberão o benefício.
Já a partir de dezembro, o governo pretende aumentar o número de participantes para 17 milhões de famílias. Contudo, tanto a ampliação do valor do benefício, como o número de pessoas atendidas pelo programa dependem da aprovação da PEC dos Precatórios, que ainda será analisada no Senado Federal.
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