Diante da expectativa de lançamento do novo programa social que vai substituir o Bolsa Família, um questionamento que vem sendo realizado pelos beneficiários atuais é sobre como fazer o cadastro do Auxílio Brasil e ter acesso ao programa.
No dia 10 de agosto, em entrevista concedida ao programa A Voz do Brasil, o ministro da Cidadania, João Roma, falou sobre as mudanças trazidas pelo novo programa social:
“O Auxílio Brasil vem aperfeiçoar o programa de renda para brasileiros em situação de vulnerabilidade. Objetivamos tornar mais efetivas as políticas públicas para que as pessoas encontrem trilhas de emancipação, para que possam caminhar com as próprias pernas e conquistar uma melhor qualidade de vida”, disse o ministro.
Vai ter aumento no Auxílio Brasil?
O novo programa pretende ampliar a base de beneficiários do antigo Bolsa Família e aplicar o máximo possível de recursos para garantir um reajuste de, pelo menos, 50% sobre o valor atual, como tem sido constantemente declarado pelo presidente Jair Bolsonaro.
Clique aqui e confira mais informações sobre os desdobramentos do valor do Auxílio Brasil.
Sou do Bolsa Família, como faço o cadastro?
O ministro João Roma sinalizou que a transição dos beneficiários do Bolsa Família para o Auxílio Brasil será automática, não sendo necessário novo cadastro:
“Eles já seguem naturalmente para o benefício do Auxílio Brasil”, reforçou o ministro em entrevista concedida para a Record News.
Ainda mais, é importante deixar claro que o governo ainda não deu todos os detalhes de como vai funcionar o processo de inscrição para o programa, no entanto, algumas informações já foram divulgadas.
Por exemplo, a forma de entrada no programa continua sendo através do Cadastro Único, de acordo com as declarações do ministério da Cidadania.
Além disso, outra informação já veiculada é que será necessário que este cadastro esteja atualizado.
Ainda mais, atualmente as classificações de renda são: renda por pessoa na família de até meio salário mínimo; renda mensal de até três salários mínimos. No entanto, essas faixas ainda poderão sofrer alterações para o novo programa.
Como realizar o cadastro para o Auxílio Brasil?
O procedimento pode ser realizado através do aplicativo ‘Meu CadÚnico’. Assim, é possível verificar se a família está cadastrada e se precisa atualizar as informações.
Para aqueles que não possuem acesso à internet, podem procurar algum Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) ou um posto de atendimento do Cadastro Único.
Nos casos em que ocorram mudanças de endereço, de telefone, de estado civil, de renda mensal ou em eventos de nascimento, adoção ou falecimento na família, o cadastro deve ser atualizado o mais rápido possível.
Apesar das atualizações, vale ressaltar que a inscrição no Cadastro Único não garante a entrada direta no programa, é apenas um dos requisitos que serão analisados.
Confira também: Bolsonaro edita decreto para facilitar crédito para micro e pequenas empresas; saiba mais
Ola bom dia olha eu não recebo Bolsa família quero saber como eu faço pra receber o auxílio Brasil
Olha eu não tenho filhos, mais minha mãe depende de mim… Não consigo trabalhar registrado.. pois tenho escoliose na coluna cervical… Por conta de um acidente… Trabalho autônomo… Eu recebia o auxílio emergencial… Mais não consigo fazer nada mais… Nem auxílio gás, nem auxílio doença, nem auxílio Brasil nem o micro crédito… Eu não tenho filhos… Mais tbm preciso mto…