O Bolsa Família é um programa de transferência de renda do Governo Federal que tem como objetivo principal combater a pobreza e a desigualdade social. Além disso, fornecer assistência financeira direta a famílias de baixa renda. Certamente, é possível dizer que o programa é parte integrante de uma série de políticas sociais que visam melhorar as condições de vida das camadas mais vulneráveis da população.
Quem pode receber o Bolsa Família?
A saber, o programa Bolsa Família no Brasil é direcionado a famílias em situação de pobreza e extrema pobreza, com o objetivo de reduzir a desigualdade social e combater a miséria. Dessa forma, para ser elegível para o Bolsa Família, as famílias devem atender a critérios específicos de renda e composição familiar. Portanto, a seguir mostraremos os principais requisitos para receber o benefício:
- Renda: A renda com a nova versão do programa exige que o cálculo do repasse parta do princípio de que cada integrante da família tem direito ao Benefício Renda de Cidadania o que corresponde ao mínimo de R$ 142 por pessoa.
- Composição Familiar: O programa é destinado a famílias que tenham em sua composição crianças, adolescentes, gestantes ou lactantes. Esses grupos têm prioridade para receber o benefício.
- Cadastro Único: Para se inscrever no Bolsa Família, as famílias devem estar inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Esse é um registro que contém informações sobre a renda e as condições de vida das famílias de baixa renda.
- Condicionalidades: Além dos critérios de renda, o programa exige que as famílias cumpram condicionalidades nas áreas de educação e saúde. Isso significa que as crianças e adolescentes devem frequentar a escola regularmente, e as gestantes e lactantes devem participar de consultas médicas e exames.
- Fiscalização e Acompanhamento: O programa é sujeito a fiscalização e acompanhamento para garantir que as famílias beneficiárias estejam cumprindo suas obrigações e que os recursos sejam utilizados de forma adequada.
Saiba como se inscrever no Bolsa Família
Para se inscrever no programa Bolsa Família no Brasil, você pode seguir os seguintes passos:
1. Verifique os Requisitos:
Após conferir que atende os requisitos citados acima, basta seguir os próximos passos.
2. Cadastro Único (CadÚnico):
O primeiro passo é se inscrever no Cadastro Único (CadÚnico), que é um registro de informações sobre as famílias de baixa renda no Brasil. Para fazer isso, entre em contato com a prefeitura de sua cidade e procure o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) ou o responsável pelo Cadastro Único. Lá, você receberá orientações sobre o processo de inscrição.
3. Documentação:
Leve documentos que comprovem a renda e a composição da sua família, como carteira de identidade, CPF, comprovantes de renda, certidão de nascimento de seus filhos, etc.
4. Atualização Cadastral:
Primordialmente, mantenha seu cadastro atualizado. Então, qualquer mudança na composição da família ou na renda deve ser informada ao CadÚnico para que os benefícios sejam calculados corretamente.
5. Análise e Aprovação:
Após a inscrição no CadÚnico, os dados serão analisados pelo governo para determinar se sua família é elegível para o Bolsa Família. Aliás, essa análise pode levar algum tempo.
6. Acompanhamento:
Sendo assim, se sua família for aprovada, você receberá o Cartão Bolsa Família, que será usado para sacar os benefícios nos locais autorizados.
Calendário de outubro do programa
- NIS terminando em 1: pagamento realizado 18 de outubro;
- NIS terminando em 2: pagamento realizado 19 de outubro;
- NIS terminando em 3: pagamento realizado 20 de outubro;
- NIS terminando em 4: pagamento será dia 23 de outubro;
- NIS terminando em 5: pagamento será dia 24 de outubro;
- NIS terminando em 6: pagamento será dia 25 de outubro;
- NIS terminando em 7: pagamento será dia 26 de outubro;
- NIS terminando em 8: pagamento será dia 27 de outubro;
- NIS terminando em 9: pagamento será dia 30 de outubro;
- NIS terminando em 0: pagamento será dia 31 de outubro.