A C&A tem muito a comemorar em 2021. Isso porque a varejista encerrou o segundo trimestre deste ano com um lucro líquido de R$ 69,2 milhões. Dessa forma, a empresa conseguiu reverter parte do forte prejuízo de R$ 192,1 milhões registrado no mesmo período de 2020.
O que motivou o tombo expressivo no ano passado foi a pandemia da Covid-19. Com o incentivo ao distanciamento social, as vendas físicas, que respondem por grande parte da receita da C&A, acabaram atingidas. Em resumo, horário de funcionamento e quantidade de clientes foram limitados, o que afetou negativamente o desempenho da empresa no período.
No entanto, neste ano, a crise sanitária vai perdendo força com o avanço da vacinação. Ao mesmo tempo, o abrandamento das medidas restritivas de circulação de pessoas também ajudou a fortalecer a C&A. Contudo, não houve a eliminação por completo do prejuízo observado no segundo trimestre do ano passado.
Além disso, a C&A cita o reconhecimento de créditos não recorrentes. Em suma, esse fato ajudou a impulsionar o resultado trimestral. Para ter uma ideia, caso houvesse exclusão desses créditos, a a C&A registraria um prejuízo de R$ 83,8 milhões entre abril e junho deste ano.
Veja detalhes do desempenho da C&A no trimestre
Segundo a C&A, a receita líquida somou R$ 1,175 bilhão, o que representa uma disparada de 299% em relação ao segundo trimestre de 2020 (R$ 294,5 milhões). O expressivo aumento aconteceu devido à fraca base comparativa, uma vez que a varejista teve o desempenho bastante afetado entre abril e junho do ano passado devido à pandemia.
De acordo com a C&A, a receita de vestuário saltou 389,6% no comparativo anual. Apesar do avanço expressivo, a receita ainda ficou 0,7% menor que o nível observado no segundo trimestre de 2019, quando não havia pandemia. Já as vendas totais de mercadorias mesmas lojas dispararam 303,9% em 12 meses, enquanto as vendas de vestuário no mesmo conceito saltaram 377,7%.
Por fim, a C&A revelou que investiu, no segundo trimestre, R$ 141,6 milhões. Esse valor ficou 212,6% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. Segundo a empresa, os investimentos atingiram as áreas digital e de tecnologia.
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