O C6 Bank alcançou o primeiro lugar no ranking de reclamações contra instituições financeiras no terceiro trimestre de 2021. O levantamento, realizado pelo Banco Central (BC), indicou que o top três contou com o Banco Pan e o Banco Inter.
Para elaborar o ranking, o BC levou em conta apenas as reclamações consideradas procedentes e o número de clientes de cada banco. Assim, houve uma equação simples: as queixas foram divididas pela quantidade de clientes das instituições financeiras e, finalmente, multiplicadas por 1 milhão.
Dessa forma, o índice gerado representa o número de reclamações do banco para cada grupo de 1 milhão de clientes, ou seja, a avaliação é proporcional à quantidade de clientes das instituições. Aliás, o BC indicou apenas as instituições com as taxas de reclamação mais altas no período.
Nesse panorama, o C6 Bank encerrou o trimestre com 1.651 reclamações de clientes. A propósito, o banco possui 11,05 milhões de clientes. Vale destacar que o C6 Bank afirmou que a solução de problemas através de canais internos é uma prioridade do banco.
“Nossos controles internos indicam que 99% das solicitações recebidas pelos canais internos do banco (Chat, SAC e ouvidoria) são resolvidas e continuaremos investindo nossos esforços para que o cliente possa solucionar, cada vez mais, suas demandas diretamente com o banco”, disse o C6 Bank, em nota.
Banco Pan e Banco Inter completam top três
No ranking, o Banco Pan ocupou a segunda posição. Em suma, o banco até pôde comemorar o resultado, uma vez que liderou o ranking nos dois primeiros trimestres deste ano. A saber, o banco recebeu 1.004 reclamações entre julho e setembro. O Banco Pan possui 15,25 milhões de clientes.
Da mesma forma, o Banco Pan também divulgou uma nota para esclarecer essa situação. De acordo com o documento, o banco vem adotando medidas concretas para melhorar o atendimento e a qualidade dos serviços aos clientes. Aliás, a instituição citou a digitalização de serviços e a modernização do mercado para combater fraudes.
“O PAN reforça, ainda, sua posição de respeito aos clientes e está à disposição em todos os seus canais de atendimento”, destaca o comunicado.
O Banco Inter completou o top três entre os bancos com maiores reclamações no terceiro trimestre. Em resumo, o banco registrou 746 reclamações no período. Já o número de clientes chegou a 13,32 milhões no período.
Por fim, o cliente que desejar fazer uma reclamação contra alguma instituição financeira, deve, primeiramente, procurar o próprio banco, através do Serviço de Atendimento ao Consumidor (SAC) ou Ouvidoria. Além disso, também pode acessar o portal consumidor.gov.br ou até acionar órgãos de defesa, caso não haja solução para as reclamações.
Leia Mais: Produção nacional de óleo e gás cai levemente em setembro