Higienização, hidratação e proteção solar são alguns dos cuidados básicos para manter a saúde dos fios, entretanto, algumas pessoas acabam exagerando na frequência desses processos e quantidade dos produtos utilizados levando ao efeito build up.
O Build up que na tradução do inglês para o português significa “acumular” interfere tanto na textura quanto na aparência dos fios, afinal, o exagero de tratamentos para o cabelo acaba gerando um acúmulo de resíduos tanto no couro cabeludo como nos próprios fios, resultando em inúmeros danos.
Principais danos do acúmulo de resíduos nos cabelos
Dentre os principais danos do build up, especialistas alertam para:
- Obstrução dos folículos pilosos
- Enfraquecimento da fibra capilar
- Afinamento capilar
- Opacidade
- Ressecamento
- Oleosidade no couro cabeludo
- Caspa
- Elasticidade dos fios
Além disso, esses danos acabam interferindo na fase anágena (crescimento dos fios), inclusive favorecendo a quebra.
Causas do build up
Entre as causas do build up está o fato desse acúmulo de resíduos impedir que outros cuidados funcionem, visto que na maioria das vezes os ativos nem conseguem penetrar nos fios.
Os produtos que mais levam ao efeito build up são aqueles que formam um filme nos fios, entre eles:
- Gel e pomadas modeladoras
- Mousse
- Leave in sem enxágue
- Condicionadores
- Máscaras de tratamento
- Óleos
Os que levam na formulação componentes como silicone são ainda mais propícios ao build up, já que este elemento não é solúvel em água e ainda resiste à lavagem.
O efeito build up costuma ser mais frequente em cabelos crespos e cacheados, já que a fim de garantir uma definição aos fios, a quantidade de produto usada para modelar acaba sendo exagerada.
Como acabar com o efeito build up?
Para evitar o efeito build up e eliminar os resíduos dos cabelos, o mais indicado é realizar um detox capilar.
O detox capilar pode ser feito em salões de beleza como também em casa. Para isso basta utilizar produtos específicos como, por exemplo, shampoos antirresíduos.
Os especialistas em saúde dos fios indicam duas lavagens, a primeira com o shampoo antirresíduo e a segunda com um shampoo convencional de limpeza.
Também e importante aplicar o shampoo apenas no couro cabeludo, a fim de que a extensão do cabelo não seja ressecada.
Os movimentos lentos e circulares com as pontas dos dedos no couro cabeludo auxiliam na remoção dos resíduos. Por fim, um condicionador ou máscara hidratante deve ser aplicado apenas no comprimento e pontas dos cabelos.
Já quanto ao uso de um leave in ou modelador, o ideal é usar a quantidade de uma moeda na palma da mão e assim como o condicionador aplicar somente na extensão dos fios.
O processo detox deve ser repetido pelo menos uma vez por semana, já que o shampoo antirresíduos pode ressecar a fibra capilar, se usado com frequência.
Vale ressaltar que os shampoos a seco não são recomendados para combater o build up, já que depositam ainda mais resíduos aos fios.
Leia mais: Higienização diária do couro cabeludo pode ajudar a reduzir a queda pós-Covid