Com o Ano Novo, uma mudança nas regras da estrada em Bruxelas. Desde sexta-feira (1º), os carros em quase todos os lugares da capital da Bélgica devem manter o limite de velocidade de 30 quilômetros por hora.
Leia também: Reino Unido zera imposto para absorventes femininos
As autoridades municipais dizem que a medida que abrange todos os 19 distritos de Bruxelas ajudará a reduzir acidentes e aumentar a segurança no trânsito. No entanto, apenas algumas estradas principais que cortam a cidade ficam isentas do novo limite.
A mudança dividiu opiniões entre os moradores. Alguns dizem que é melhor os carros andarem mais devagar, principalmente para a segurança das crianças. Por outro lado, há pessoas que concordam que a nova lei só deveria valer perto das escolas e consideram exagerada a medida em outros lugares.
A prefeita de Schaebeek, um dos 19 distritos de Bruxelas que já usa o novo limite de velocidade desde 2018, discorda que se trate de excessos. “Ainda há pessoas que não querem entender que a segurança rodoviária é um desafio muito importante. Não tivemos nenhum acidente grave aqui por dois anos”, disse Cécile Jodogne.
Mobilidade em Bruxelas
O governo de Bruxelas informou que vai instalar dezenas de novos radares. A maioria dos infratores receberá uma multa, mas as autoridades dizem que aqueles que infringirem as regras por mais vezes podem ter o carro apreendido.
De acordo com o especialista em transporte Claudio Lombardi, é preciso criar condiçõess para evitar que os motoristas ultrapassem os 30 km/h. “A medida só tem efeito se as ruas tiverem quebra-molas e rotundas, por exemplo, porque induz os condutores a reduzir a velocidade”, afirmou Lombardi ao portal Brasil 123.
Com quase 180 mil habitantes, Bruxelas possui um variado sistema de transporte público. A mobilidade inclui ônibus, bondes, metrô e trens.