O bronzeamento é um procedimento muito querido pelas amantes das marquinhas. Para quem gosta das marquinhas de bronzeamento, assim que as marcas começam a perder a cor é necessário realizar o retoque. Mas realizar várias sessões de bronzeamento não é um problema? Afinal, bronzeamento faz mal? Veja dicas para cuidar da pele.
Em primeiro lugar, é necessário entender que existem dois tipos de bronzeamento: o bronzeamento natural e o bronzeamento artificial. No entanto, o bronzeamento artificial não é mais feito, pois ele pode causar problemas à saúde.
O bronzeamento natural é realizado por meio de uma pele bem hidratada e da proteção da derme. Além disso, o consumo de alimentos ricos em betacaroteno, como a laranja, a beterraba e a cenoura, contribui para que o bronzeamento ocorra de forma mais acentuada. Isso ocorre porque esses alimentos realizam a conversão de vitamina A, auxiliando na produção de melanina, que é responsável por dar cor à pele e protegê-la dos raios ultravioleta.
Bronzeamento faz mal?
O bronzeamento natural realizado de forma cuidadosa não faz mal algum à saúde, pelo contrário, promove alguns benefícios. Veja abaixo quais são eles:
O bronzeamento realizado de forma natural deixa a pele ainda mais saudável, pois ao bronzear a pele de forma adequada ela fica livre dos efeitos nocivos que o sol causa, além de ficar livre do câncer de pele. A exposição adequada ao sol também faz com que a vitamina D adquirida por meio dos alimentos seja convertida.
Outra vantagem do bronzeamento natural é que ele combate os radicais livres presentes no organismo, isso ocorre principalmente quando o indivíduo consome alimentos ricos em betacaroteno, como citamos anteriormente.
Sabe-se que a exposição ao sol faz com que a pele envelheça mais rapidamente, mas no caso do bronzeamento feito de forma correta isso não ocorre, pois durante o procedimento protege-se a pele dos raios ultravioleta. Por fim, o bronzeamento natural pode contribuir para o fortalecimento do sistema imune, que é responsável por defender o corpo de inúmeros microrganismos, prevenindo a ocorrência de doenças e infecções.
Agora que você já entendeu quais são os benefícios do bronzeamento natural, entenda como o bronzeamento artificial pode ser prejudicial à saúde:
Bronzeamento artificial faz mal à saúde?
Sim, o bronzeamento artificial não pode mais ser feito pois causa problemas à saúde. Veja:
Câncer de pele
O primeiro e mais grave problema que esse tipo de procedimento pode desencadear é o câncer de pele. Isso ocorre devido à exposição da pele aos raios ultravioleta. Os sinais surgem após alguns anos, e estão relacionados a manchas de cores, formas e tamanhos diferentes.
Envelhecimento
Os raios ultravioletas que as câmaras de bronzeamento artificial emitem realizam uma profunda penetração na pele, portanto, afetam as fibras colágenas e a elastina da pele, deixando-a com rugas e linhas de expressão.
Queimaduras
Caso o tempo de exposição aos raios UV seja maior que o recomendado pode haver queimaduras na pele. Assim, a pele fica avermelhada e ardida.
Então, o ideal é realizar o bronzeamento de forma natural. Fuja de opções artificiais de bronzeamento.