O bronzeamento tem sido cada vez mais utilizado pelas pessoas que querem expor uma cor mais acentuada de pele, principalmente durante o verão. Mas muito se em falado a respeito do bronzeador e sua relação com a saúde. Afinal, o bronzeador faz mal para a pele? Confira tudo aqui.
Existem diversas formas de deixa a pele bronzeada. Pois, há o bronzeamento artificial, o bronzeamento natural e o bronzeador que a própria pessoa aplica no corpo. Além disso, existem também alguns produtos que, quando aplicados na pele, deixam a pele com um aspecto mais bronzeado. Se você está querendo ficar mais bronzeada neste verão, veja aqui tudo o que você precisa saber a respeito do bronzeador.
Bronzeador faz mal para a pele?
O bronzeador em si não faz mal para a pele. Mas a pele pode ser muito prejudicada quando o bronzeamento é feito de forma inadequada. Diferentemente do protetor solar, o bronzeador não protege a pele da incidência dos raios UVA e UVB. Na verdade, ele atua como um filtro que permite que a camada mais fina e superficial da pele entre em oxidação. Dessa forma, ela muda de cor de forma que fica com um tom mais bronzeado quando entra em contato com o sol. Mas algumas pessoas indicam a aplicação do bronzeador sobre o protetor solar.
Além disso, o bronzeador se difere do protetor solar no que diz respeito ao efeito. Pois o efeito do protetor solar ocorre imediatamente, já o resultado do bronzeador só fica evidente após 72 horas. Então, para que o processo ocorra mais rapidamente, você deve consumir betacaroteno e licopeno, pois esses compostos realizam a ativação da melanina.
Esses compostos devem ser adquiridos por meio da alimentação, assim, você deve consumir abóbora, cenoura, tomate, mamão e melancia, antes de realizar o seu bronzeamento. De modo geral, o protetor solar atenua os efeitos dos raios solares sobre a pele, enquanto o bronzeador possui a função de deixar a pele mais bronzeada.
Como proteger a pele?
O bronzeador tem sido útil há muito tempo pelas pessoas que desejam ter uma pele com bronze, principalmente na época do verão ou quando elas vão à praia. Porém, o bronzeador não protege a pele adequadamente de queimaduras e dos danos da incidência solar, podendo danificar a pele e deixá-la desidratada, quando utilizado com frequência.
Nesse sentido, é preciso que você entenda também como você deve realizar a proteção da sua pele. A pele deve ser protegida conforme a tonalidade que ela possui. Por exemplo, peles mais claras costumam ser mais sensíveis, por isso, pessoas com peles mais claras devem optar por um protetor solar de FPS maior. Por outro lado, pessoas que possuem peles mais escuras podem optar por um protetor com fator de proteção solar menor.
Como aplicar filtro solar?
Para garantir a proteção da sua pele, deve-se aplicar o protetor solar da forma correta. Para isso, aplique uma camada uniforme e realize a reaplicação a cada duas horas de exposição ao sol ou depois de entrar em contato com água do mar, ou da piscina.