O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assumirá o comando do Brasil em 2023. A posse é aguardada ansiosamente por mais de 60 milhões de eleitores que deram a vitória a ele. Contudo, informações falsas ainda circulam na internet e preocupam os brasileiros.
Nas últimas semanas, muita gente viu informações que indicavam que o governo Lula iria cobrar taxas para que utilizasse o PIX. Em resumo, o PIX é uma ferramenta de transferência de recursos em tempo real, que entrou em operação no país no final de 2020 e caiu no gosto da população.
Os brasileiros utilizam com muita frequência o PIX. Por isso, notícias sobre o pagamento de taxas envolvendo a ferramenta fizeram muita gente se preocupar. Contudo, a assessoria do PT, partido do presidente eleito Lula, afirmou que não há intenção de cobrança de taxas envolvendo o PIX.
Salário mínimo em 2023 terá NOVO CÁLCULO; veja como será
Lula também não irá encerrar o PIX
Nos últimos anos, os brasileiros aprenderam o que são notícias falsas. E outra fake news envolvendo o PIX afirmava que o governo Lula iria encerrar o sistema de pagamento instantâneo. No entanto, isso também não passou de informações falsas para enganar a população.
A saber, não há qualquer indicação de mudança no PIX. O Banco Central (BC) promove a ferramenta há dois anos e as únicas mudanças previstas envolvem melhorias no sistema.
Vale destacar que o presidente do BC, Roberto Campos Neto, já afirmou diversas vezes que os bancos não perdem dinheiro com PIX. De acordo com ele, a ferramenta de transferência de recursos em tempo real não fez as instituições financeiras perderem receita no país.
“Milhões de pessoas abriram conta só para ter o PIX. Como você sabe isso? Você pode ver as contas que foram abertas e basicamente a única transação que você tem é entrada e saída via PIX. Tem ambulantes e vendedores que se bancarizaram por causa do PIX”, disse Campos Neto.
Por fim, o presidente do BC explicou que há uma compensação para eventuais perdas de receitas nas transações. Nesses casos, a abertura de novas contas bancárias cobrem essas perdas, bem como a redução da circulação de papel moeda.
Leia também: MEGA-SENA acumula e prêmio principal chega a R$ 55 MILHÕES