Ninguém está na frente dos brasileiros quando o assunto é morar em Portugal. De acordo com informações de agências do próprio país europeu, o número de pedidos de moradia dos brasileiros é maior do que o de qualquer outro país.
Pelo menos é o que os dados de 2020 estão mostrando. De acordo com o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), dos 117,5 mil pedidos de moradia no país em 2020, cerca de 36% foram brasileiros. Dessa forma, nós estamos falando de 41,9 mil.
O país que ficou na segunda posição nesses pedidos foi o Reino Unido. Mas a diferença é de fato muito grande. Cerca de 13 mil britânicos pediram para morar em Portugal em 2020. Logo depois vem a Índia com pouco mais de 7 mil pedidos.
Aí na quarta posição vem Angola, com cerca de 4.800. Vale lembrar que, assim como o Brasil, Angola é um país que fala português, o principal idioma de Portugal. Fecha o top 5 a Itália, com cerca de 4 mil pedidos durante todo o ano de 2020.
Brasil e Portugal
É importante lembrar que Portugal está executando uma espécie de programa que chama brasileiros para morar por lá. Em vídeos, ministros do país vem fazendo uma campanha forte para que as pessoas ocupem os espaços sobretudo das zonas mais rurais.
Esses dados do Governo português, no entanto, não mostram quantas pessoas saíram daqui para morar na zona rural ou mesmo na zona urbana em Portugal. Seja como for, o dado segue sendo forte e o Governo português comemorou.
Especialistas dizem que vários fatores explicam essa opção dos brasileiros por Portugal. É que o país europeu une a ideia de que você está saindo do país sem ter que aprender um idioma novo. Mas não se sabe se depois do fim da quarentena, tudo isso pode mudar.