O orçamento dos brasileiros para realizar compras cresceu em 2022. Embora os números da Black Friday não tenham se mostrado tão positivos assim, uma pesquisa indicou que as pessoas estão com melhores condições financeiras que em 2021.
De acordo com um levantamento realizado pelo Institute for Business Value (IBV) da IBM, o orçamento das famílias do Brasil voltado para as compras cresceu 21% em relação ao ano passado. A saber, o avanço foi bem superior à média global, que subiu 8%, segundo previsão econômica da Bain.
O que explica a queda nas compras durante a Black Friday é a Copa do Mundo. Em síntese, muitos brasileiros deixaram para ir às compras neste fim de ano durante o campeonato de futebol. Isso quer dizer que os números relacionados às compras deverão crescer de maneira significativa em dezembro.
A pesquisa do IBV entrevistou 12 mil adultos em nove países, incluindo o Brasil.
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Compras para o Natal começaram em outubro
Cerca de 40% dos consumidores brasileiros iniciaram suas buscas por presentes de Natal ainda em outubro. Esse percentual foi duas vezes maior que o registrado no mesmo período de 2021.
Vale destacar que essa tendência de consumo mais disperso já era esperada pelos varejistas. Em resumo, eles acreditavam que os jogos do Brasil na Copa do Mundo poderiam impactar diretamente o comércio brasileiro.
Além disso, a pesquisa revelou que 64% dos brasileiros se mostraram preocupados com a economia do país. Aliás, os 65% dos entrevistados afirmaram que pretendem cortar gastos não essenciais (como vestuário, calçados, joias e acessórios) caso estejam com o orçamento enxuto.
O levantamento também revelou que 46% dos consumidores deverão dar prioridade para compras em lojas físicas. Por sua vez, 23% disseram que deverão realizar compras híbridas, ou seja, tanto em lojas físicas quanto online.
Por fim, 59% dos entrevistados afirmaram que irão se preocupar com a sustentabilidade na hora de escolher os presentes de Natal.
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