Em meio a dificuldades financeiras, os consumidores podem se encontrar endividados. Isso acontece por vários motivos e muitos tentam limpar o nome, outros esperam cinco anos. No entanto, a Serasa emitiu recentemente um aviso de débito com cinco anos de atraso.
Muitas pessoas acreditam que após esse período de 5 anos, a dívida é retirada do sistema, ela “caduca” e assim a situação de inadimplência é resolvida. Mas a verdade é que as dívidas com mais de 5 anos não desaparecem na fonte.
Ficam em aberto com a empresa credora e, portanto, podem ser negociados normalmente por meio da plataforma Serasa (com situação de “dívida vencida”, distinta de “dívida negativa”).
O que acontece com a dívida da Serasa depois de cinco anos?
Ao final do prazo de 5 anos, a dívida “caducará”, ou seja, deixará de ser considerada negativa pelo Serasa e não será considerada no cálculo do seu score. Teoricamente, isso significa que você não terá mais “nome sujo”.
Se for um crédito prescrito, não pode ser cobrado pelos órgãos de proteção ao crédito, mas as empresas podem, apenas extrajudicialmente. Isso significa que a dívida pode ser quitada de forma amigável e extrajudicial.
No entanto, é importante observar que as dívidas que ultrapassam esse período não são totalmente eliminadas. Eles ainda permanecem em aberto com o credor e, portanto, podem ser negociados normalmente por meio da plataforma Serasa.
Nesse caso, são classificadas como “dívida atrasada”, em oposição a “dívida negativa”. Outro ponto é que todas as informações referentes à situação da dívida são fornecidas pela empresa credora em questão.
Isso significa que a única maneira real de se livrar completamente de todas as dívidas é pagá-las integralmente. Dessa forma, você restaurará sua reputação financeira e não será mais considerado inadimplente e sem limites.
Como saber se um nome ainda está sujo no Serasa?
Muitas pessoas podem não ter certeza da presença de restrições de crédito, conhecidas como “nome sujo”, o que significa que o CPF está negativado e consta no cadastro de inadimplentes.
Para facilitar, confira abaixo como obter essas informações no Serasa:
- Acesso ao site ou aplicativo da Serasa disponível no Google Play e na App Store;
- Procure por “Consulte CPF grátis” e clique nele;
- Insira suas informações de login: seu nome de usuário (login) e senha nos campos designados. Se você não tiver um registro, poderá criar um imediatamente;
- Após o login, clique em “Meu CPF” para continuar;
- Na aba que se abre, você pode conferir se o seu CPF está negativado ou não;
- Além disso, na mesma aba, você poderá conferir informações mais detalhadas sobre todas as dívidas existentes, como data da negativação, informações da empresa credora e valor devido.
Lembramos que esta não é a única empresa ligada à garantia de crédito. Isso significa que seu nome pode não estar no banco de dados da Serasa, mas constar no SPC, por exemplo.
Da mesma maneira, é possível consultar se você está com o nome sujo, através do acesso ao site oficial da empresa e assim, conferir a situação do seu CPF.