Foi realizada, em março deste ano, uma pesquisa pela Serasa que revelou que o número de brasileiros com dívidas e negativados aumentou significativamente nos últimos meses. Segundo o levantamento, 70,71 milhões de brasileiros estão atualmente negativados. Em comparação com o ano anterior, isso significa um aumento de 180.000 pessoas.
Nesse sentido, um dos principais motivos para registrar seu nome em órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa, é o desemprego. Além disso, a crise econômica no Brasil levou milhares de brasileiros à insolvência.
É importante também levar em conta que o crescente número de pessoas com nomes sujos no país preocupa o Governo Federal. Por isso, ele está desenvolvendo um novo programa para ajudar os brasileiros endividados a manterem seus nomes limpos.
Entenda melhor, portanto, o novo programa do governo que promete tirar milhares de brasileiros do endividamento.
O programa Desenrola pode acabar com as dívidas do Brasil
Em primeiro lugar, vale destacar que o programa Desenrola é uma iniciativa do governo federal para ajudar os brasileiros a sair do endividamento, principalmente os de baixa renda. Sendo assim, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, contou sobre as novidades do programa nos últimos dias.
Então, segundo o ministro, o programa está em desenvolvimento, mas ainda não entrou em vigor por decisão de empresas privadas responsáveis por registrar os nomes dos inadimplentes junto aos órgãos de proteção ao crédito.
Do mesmo modo, uma pesquisa da Serasa feita recentemente revelou que o valor da dívida aumentou significativamente. Isso se deve principalmente à alta taxa de juros que se acumula ao longo do tempo.
Como vai funcionar o programa?
Embora ainda não esteja em vigor, Haddad já revelou alguns detalhes sobre o programa Desenrola. Desde o início do mandato do presidente Lula (PT), esse tema vem sendo discutido e desenvolvido.
Dessa forma, o ministro da Fazenda disse que o programa é um marco histórico para o Brasil, pois o governo nunca havia desenvolvido um programa para brasileiros endividados e com baixa renda. Segundo ele, o atual presidente já conhece o desenvolvimento do programa.
A saber, o programa Desenrola ainda não tem data confirmada para entrar em vigor. Mas os endividados já comemoram uma iniciativa do governo que vai beneficiar milhares de brasileiros inadimplentes.
Dicas para sair das dívidas
Acima de tudo, as dívidas podem se tornar uma verdadeira dor de cabeça para uma pessoa. Principalmente, porque pode virar uma “bola de neve” com o passar do tempo. Portanto, é importante planejar como se livrar deles.
Assim, até que o programa Desenrola não entre em vigor, os brasileiros poderão se organizar para ter o nome limpo novamente.
Mas é importante deixar claro que por maior que seja a inadimplência, ainda é possível se organizar para quitar as dívidas e ficar insolvente. Aqui vão algumas dicas que podem te ajudar muito:
- Faça uma lista de suas dívidas: Quando você coloca “no papel” consegue visualizar com mais facilidade. Assim fica mais fácil organizá-los;
- Lembre-se de fazer um orçamento: Assim, você saberá quanto ainda tem disponível a cada mês para negociar suas dívidas vencidas;
- Tenha uma conversa com sua família: Veja onde você pode cortar despesas para ter mais dinheiro para negociar. Além disso, considere ganhar uma renda extra para contribuir com seus objetivos;
- Coloque prioridades: Se você tem 2 ou mais dívidas vencidas, provavelmente não conseguirá pagar todas de uma vez. Portanto, é extremamente importante que você determine quais são suas prioridades.