Um estudo aponta que, no ano de 2023, os brasileiros trabalharam quase 150 dias somente para pagar impostos. De acordo com esse estudo, a tributação sobre os rendimentos atinge mais de 40%. Assim, em uma comparação com o ano de 2003 é possível perceber um aumento de mais de 3%.
Contudo, já houve picos mais altos, a exemplo dos anos entre 2016 até 2019, em que o quantitativo de dias para tributos chegou aos 153.
Em contrapartida, o ano em que houve o menor número de dias de trabalho com destino ao pagamento de tributos foi o de 1988. Portanto nesse ano os brasileiros trabalharam somente 73 dias para o acerto de obrigações fiscais.
Quer saber mais sobre esse aumento nos dias trabalhados pelos brasileiros para pagar tributos? Continue a leitura do texto até o final.
Aumento nos dias de trabalho dos brasileiros para pagar impostos
O estudo do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, além de mostrar o número de dias de trabalho que os brasileiros necessitam somente para pagar tributos, apontou também um aumento substancial nesses dias nas últimas décadas.
De acordo com os estudos do IBPT, a média de dias trabalhados por década, desde o ano de 1970 até o ano de 2020 subiu para mais que o dobro. Assim, a média de dias de trabalho dos brasileiros com destino a pagamento de tributos na década de 70 ficava próximo de 76 dias. Enquanto isso, nos anos de 2020 deu um pulo para uma média de 151 dias.
Destinação dos recursos dos dias que o brasileiro trabalha para pagar impostos
Outro dado que a pesquisa do IBPT mostra, é que esses recursos que se obtêm através da tributação que os brasileiros pagam, não tem um direcionamento eficiente. Em outras palavras, esses recursos não trazem um retorno eficaz para a população.
A pesquisa demonstrou que não há melhora no índice de desenvolvimento humano e nem mesmo no oferecimento de serviços públicos de qualidade. Além disso, essa tributação desacelera a redução de desigualdades sociais existentes no Brasil.
Opinião do presidente do IBPT sobre a tributação no Brasil
João Eloi, presidente do Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação, afirmou em uma nota, que os dados dessa pesquisa apontam para a necessidade de se analisar cuidadosamente o sistema tributário do Brasil, e pontuou ainda o impacto que ele representa na vida dos cidadãos.
Ele ainda ressaltou a importância de haver retorno para a população e também a transparência no uso dos recursos arrecadados. Segundo o presidente do instituto, esse retorno precisa gerar eficiência nos serviços que o governo oferece e provocar melhoria também no desenvolvimento humano do Brasil.
Impacto das cargas tributárias na vida dos brasileiros
Por fim, é possível perceber que uma carga tributária muito alta diminui o poder aquisitivo das famílias, diminuindo a renda e impactando suas vidas. Isso acontece de maneira especial aquelas famílias que já têm uma renda mais baixa.
Dessa forma, além de encontrar dificuldade para arcar com as obrigações fiscais, também encontram dificuldade de acesso a serviços que deveriam ser ofertados pela administração pública.
Você já sabia quantos dias o brasileiro trabalha somente para pagar impostos? Deixe sua resposta nos comentários.