Na manhã desta terça-feira (10), o governo brasileiro confirmou a morte do brasileiro Ranani Nidejelski Glazer, de 24 anos. Infelizmente, vítima dos ataques do Hamas na Faixa de Gaza. O rapaz estava na festa rave Universo Paralello, que ocorria em Israel, próximo à Faixa de Gaza, no último sábado (7).
A saber, mais de 260 corpos foram encontrados após os ataques no local onde ocorria a festa.
“O Governo brasileiro tomou conhecimento, com profundo pesar, do falecimento do cidadão brasileiro Ranani Nidejelski Glazer, natural do Rio Grande do Sul, vítima dos atentados ocorridos no último dia 7 de outubro, em Israel”, esclareceu em nota oficial.
A nota, que foi compartilhada na íntegra pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, também reafirma o repúdio do governo à violência na região: “ao solidarizar-se com a família, amigas e amigos de Ranani, o Governo brasileiro reitera seu absoluto repúdio a todos os atos de violência, sobretudo contra civis”.
TV Globo deixará de funcionar para ESTES brasileiros no mês de outubro
Resgate de brasileiros que estão em Israel
O governo estima retirar 900 brasileiros desta terça-feira (10) até sábado (14), que estão em Israel e na Palestina, informou o comandante da Aeronáutica, Marcelo Damasceno.
“Estamos coordenando as listas com o Ministério das Relações Exteriores”, disse o comandante em entrevista nesta segunda-feira (9).
De acordo com o Itamaraty, a prioridade é a repatriação de quem mora no Brasil ou não tem passagem aérea de volta.
Assim, até o momento, 1,7 mil brasileiros manifestaram interesse em retornar ao Brasil, em razão do conflito entre Israel e o grupo Hamas iniciado no fim de semana. A maioria é de turistas que estão em Israel.
“Face à incerteza quanto ao momento em que poderão ocorrer os voos de repatriação, o Ministério das Relações Exteriores reitera recomendação de que todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou que tenham condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais do aeroporto Ben-Gurion, que continua a operar”, diz nota divulgada pelo Ministério das Relações Exteriores.
Vale destacar que existem seis aeronaves disponíveis para a retirada dos brasileiros.
Veja também: PIX de R$ 15 MIL do Auxílio Brasil; veja quem vai receber
Faixa de Gaza
Em relação aos brasileiros que estão na Faixa de Gaza, região mais afetada pelo conflito, o governo prepara um plano de evacuação, coordenado pela Embaixada do Brasil no Cairo (Egito).
“O Escritório de Representação em Ramala segue em contato com os brasileiros na Faixa de Gaza e, tendo em conta a deterioração das condições securitárias na área, está implementando plano de evacuação desses nacionais da região, em coordenação com a Embaixada do Brasil no Cairo”, diz nota do ministério.
Por fim, o Itamaraty estima que ao menos 30 brasileiros vivem na Faixa de Gaza e outros 60 em Ascalão e em localidades na zona de conflito.
Já em Israel, a embaixada brasileira já tinha reunido, até este domingo (8), informações de cerca de 1 mil brasileiros hospedados em Tel Aviv e em Jerusalém interessados em voltar ao Brasil.
Com informações da Agência Brasil
Confira ainda: WhatsApp vai parar nestes celulares em outubro; confira a lista atualizada