O jovem brasileiro Luiz Henrique Froede, de 24 anos, morreu em Lisboa, em Portugal, após ser baleado em Alfama, um dos bairros mais turísticos da cidade. De acordo com a Polícia Judiciária portuguesa, a corporação está investigando o caso, mas ainda não se pronunciou sobre o andamento do inquérito.
De acordo com informações do jornal “Folha de S.Paulo”, publicadas nesta terça-feira (13), o crime teria acontecido na última quinta-feira (08). Ainda segundo o jornal, testemunhas relataram que Luiz Froede estava em uma casa junto com várias outras pessoas no momento dos disparos.
Essas testemunhas também afirmam que duas pessoas saíram correndo da casa instantes depois do barulho dos tiros. Quando notou os dois tentando empreender fuga, as pessoas que estavam no imóvel tentaram barrá-los. Todavia, armados, eles começaram a disparar contra o grupo que o perseguia.
Por conta da reação a tiros, os suspeitos acabaram conseguindo escapar pela cidade. Um vídeo que circula pelas redes sociais mostra o momento em que ao menos quatro pessoas, falando em português do Brasil, tenta socorrer a vítima. No vídeo, eles estão carregando Luiz Froede pelas ruas da cidade.
De acordo com reportagens da imprensa de Portugal, todavia, o jovem teria sido abandonado ferido na rua. Socorrido por uma ambulância, ele chegou com vida ao hospital, mas acabou por não resistir aos ferimentos. Além disso, diferentes versões para o crime e suas motivações têm circulado em grupos da comunidade brasileira nas redes sociais.
Com isso, a morte do brasileiro, que era natural de Teófilo Otoni, em Minas Gerais, e vivia em Lisboa desde 2019, ainda continua uma incógnita. De acordo com a “Folha”, o Judiciário português ainda não se pronunciou sobre o caso.
Leia também: Dois adolescentes são apreendidos na Espanha após morte de jovem gay brasileiro