A fabricante de aeronaves Eve Air Mobility, controlada pela Embraer, anunciou que os ‘eVTOLs’, sigla em inglês para “veículo elétrico de pouso de decolagem vertical”, mais conhecidos como carros voadores, serão produzidos em Taubaté, cidade localizada no interior de São Paulo.
Barbie: qual a relação do filme com seu dinheiro?
O anúncio foi feito nesta quinta-feira (20), data em que Santos Dumont completaria 150 anos. Na ocasião, as empresas explicaram que esses carros voadores serão fabricados em uma unidade já existente da Embraer na cidade e que será ampliada para receber a linha de produção do eVTOLs, sendo que os primeiros modelos devem sair da fábrica a partir de 2026.
De acordo com a Eve e Embraer, a ampliação na fábrica ainda está sujeita à aprovação final das autoridades. Ainda conforme as companhias, o local em questão se beneficia de uma logística estratégica, “oferecendo fácil acesso por meio de rodovias e proximidade de uma linha ferroviária”.
Outra vantagem significativa é a localização próxima à sede da Embraer em São José dos Campos e da equipe de engenharia e recursos humanos da Eve, revelam as empresas, que explicam que isso “facilitará o desenvolvimento e a sustentabilidade de novos processos de produção, aumentando a agilidade e a competitividade da empresa”.
Em nota, a Prefeitura de Taubaté relatou que iniciativa trará benefícios para a cidade, “como a geração de empregos qualificados, investimentos em pesquisa e desenvolvimento, além de uma maior visibilidade no cenário tecnológico nacional e internacional”.
Além disso, a administração local informou que vai trabalhar com a Embraer com foco em garantir que as etapas do projeto sejam conduzidas com eficiência e responsabilidade. Já a Embraer revelou que tem uma carteira de encomendas de 2,8 mil eVTOLs, o que representa mais de US$ 8 bilhões em vendas para clientes operadores de helicópteros, companhias aéreas, empresas de leasing e plataformas de voos compartilhados.
‘Carros voadores’ em alguns anos
No mês passado, a Eve divulgou ter feito uma parceria com foco uma empresa aérea americana para operar o transporte urbano com os “carros voadores” em São Francisco, nos Estados Unidos.
Segundo a companhia, junto com a United Airlines, haverá um processo que visa viabilizar a operação dos ‘eVTOLs’ na baía. De acordo com a empresa, o objeto é garantir que o ecossistema adequado esteja em vigor para introduzir os voos dos carros voadores.
Hoje, a expectativa é de que o chamado eVTOL receba a certificação para poder voar em 2026, mas, antes disso, faça um voo de teste em escala real ainda 2024 – ainda serão definidas áreas de origem e destino das viagens, além da rede de rodas de mobilidade urbana aérea.
Leia também: ‘Super-ricos’ resgataram BILHÕES após governo sinalizar para cobrança de impostos