Dados revelados nesta segunda-feira (07) mostram que o Brasil registrou a menor inflação em quase 80 anos. A informação, que tem como base dados do Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI), calculado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), foi comemorada pelo vice-presidente da República Geraldo Alckmin (PSD).
Entenda se é melhor comprar imóvel ou alugar com a queda da selic
Em sua conta no Twitter, o vice-presidente, que também é ministro Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, ressaltou que o recorde histórico é referente ao acumulado dos últimos 12 meses e apresentou o menor percentual em 78 anos ao registrar uma queda de 0,40% no mês de julho.
“Menor inflação desde 1945! O Índice Geral de Preços-Disponibilidade Interna (IGP-DI), tradicional indicador da inflação no país, caiu 0,40% em julho e cravou um recorde histórico no acumulado dos últimos 12 meses”, começou o vice-presidente, que ainda complementou explicando que os números apresentaram um deflação de 7,5%. “Desde julho de 1945, há 78 anos, que a variação de 12 meses do índice não atingia um nível tão baixo”, acrescentou.
Ainda na publicação, consta a explicação de que o índice da FGV é importante, pois serve como uma medida da variação de preços na economia a partir da média ponderada de três índices:
- Índice de Preços ao Produtor Amplo;
- Índice de Preços ao Consumidor;
- E do Índice Nacional de Custo da Construção.
“Calculado pela Fundação Getúlio Vargas, o IGP-DI é importante porque mede a variação de preços na economia a partir da média ponderada do Índice de Preços ao Produtor Amplo; do Índice de Preços ao Consumidor; e do Índice Nacional de Custo da Construção. O IPCA, por sua vez, mais focado nos preços ao consumidor, é o índice oficial de inflação no Brasil”, destaca a publicação.
Ainda no post feito no Instagram, Geraldo Alckmin ressalta que o resultado deve ser comemorado. Ainda conforme ele, o número “pavimenta o terreno” para que seja possível ver novas quedas na taxa de juros, a Selic – na semana passada, após três anos, a Selic sofreu uma queda. O percentual passou de 13,75% para 13,25% – a expectativa é que, em setembro, haja outro corte.
A queda do IGP-DI aponta caminhos e esse recorde de queda é para ser comemorado. “É um resultado espetacular, que melhora a vida dos brasileiros e pavimenta o terreno para novas quedas da taxa de juros no país”, afirmou o vice-presidente, Geraldo Alckmin em sua conta no Instagram.
Leia também: Lula retoma o Programa Luz para Todos e garante levar energia elétrica a todos os lares