O Brasil registrou no último sábado (13) mais uma morte de trabalhador em garimpo. Desta vez, a vítima era do Mato Grosso. Tudo por causa de um deslocamento de terra na cidade de Nova Guaria, no Garimpo Lampião.
De acordo com as informações da polícia, o nome deste trabalhador era Juvenal Oliveira da Silva e ele tinha 57 anos. Testemunhas afirmam que ele morreu na hora. Quem estava no momento, até tentou socorrer o trabalhador, mas ele já estava morto.
Agora, a polícia afirma que vai começar as investigações para saber o que causou esse deslocamento. Até este momento, não se tem uma noção do que pode ter sido. Seja como for, eles acreditam que chegarão em uma solução em breve.
Há uma grande preocupação sobre a segurança de empregados em trabalhos como esse. É que o garimpo é um tipo de atividade pesada e que envolve uma série de problemáticas. Por isso a legislação trabalhista exige uma série de regras para esta área.
Em alguns casos, a empresa pode ter que pagar uma indenização para a família da vítima fatal. Isso acontece quando se entende que o empregador não deu total segurança para o empregado no seu dia a dia. A família de Juvenal, no entanto, não quis se pronunciar ainda.
Garimpo
De acordo com as leis trabalhistas, todo empregador tem o dever de oferecer proteção no ambiente do trabalho. E isso independe da área. Seja no garimpo ou não, os empregados precisam receber proteção contra qualquer coisa que possa apontar para a sua vida.
Em alguns casos a proteção tem que ir além do ambiente de trabalho. Um bancário, por exemplo, tem que receber proteção porque ele pode ser alvo constante de bandidos em qualquer ambiente. É preciso prestar atenção nestas regras.